Pré-História: origem do ser humano e o Paleolítico

• Origem do ser humano 
• Evolução do ser humano 
• Paleolítico: Idade da Pedra Lascada (2 milhões até 10.000 a.C.)

ORIGEM DO SER HUMANO
    A origem do planeta Terra e da própria humanidade é um assunto controverso, até o século XIX a maioria da sociedade acreditava que essas origens se encontravam na Bíblia, no livro de Gênesis onde é relatado como Deus criou o mundo e o ser humano, essa teoria é chamada de Criacionismo.
Adão e Eva, obra de Albrecht Dürer (1507).
01
    Com o avanço e afirmação do pensamento científico, no século XIX a explicação criacionista começou a ser contestada. A teoria mais revolucionária e conhecida foi elaborada pelo britânico Chales Darwin, em seu livro A origem das espécies, publicado em 1859 ele defende os seres vivos evoluíram  ao longo de milhões de anos, ocorrendo um processo de seleção natural.
O vencedor não será o mais forte,... Charles Darwin
02
    Essa teoria também defende que os mais adaptados conseguiram sobreviver, já que o meio ambiente nesses milhões de anos alterou-se consideravelmente no planeta Terra. Essa teoria elaborada por Darwin ficou conhecida como Evolucionismo. Novas pesquisas reforçaram e levaram a teoria darwinista a ser conhecida mundialmente. 
Significado de Evolução Humana (O que é, Conceito e Definição) -  Significados
03
    No inicio do século XX, o físico belga Georges-Henri Lemaître estudioso  da teoria da relatividade, do físico alemão Albert Einstein. Lemaître propôs que o Universo tinha em torno de 10 a 20 bilhões de anos e teria surgido através de uma grande explosão de um átomo primogênito que ficou conhecido como Big Bang.
04
EVOLUÇÃO DO SER HUMANO
    De modo geral, dizemos que há um tronco comum do qual se originaram os grandes macacos (gorila, chimpanzé e orangotango) e os humanos (homo sapiens sapiens), que a partir de um determinado momento a milhões de anos atrás se separaram e tiveram evolução muito diferente.
Gorila 'bonitão' faz sucesso nas redes sociais e em zoológico do Japão |  Animais africanos, Animais selvagens, Animais bonitos
Gorila (acima) e abaixo o Australopithecus.
.
05
    Os vestígios fósseis são a principal fonte para saber como viviam nossos ancestrais, e os historiadores contam com a colaboração de outras ciências como Paleontologia e Arqueologia.
Crânio de um Australopithecus encontrado na África do Sul no início do século XX.
06
    Os antepassados dos seres humanos são chamados de hominídeos, e o mais antigo, o ardipithecus, viveu na África entre 4,5 e 5,5 milhões de anos. Mais tarde, por volta de 3,5 e 4 milhões de anos apareceram outras espécies de hominídeos pertencentes ao gênero australopithecus. Os fósseis desses hominídeos demostram que eles andavam sobre os dois pés e apresentavam postura ereta e sua capacidade cerebral não ultrapassava 500cm³.
Sítios arqueológicos onde foi encontrado os ancestrais do gênero homo.
07
    O Australopitecos vivia na África por volta de 4 milhões de anos atrás, ele andava sobre dois pés, tinha o corpo coberto de pelos e o cérebro muito pequeno. Supõe-se que comia essencialmente vegetais e gramíneas, raízes, sementes, alguns também se alimentavam de lagartos, ovos e pequenos mamíferos. 
08
    O primeiro representante do gênero homo, foi o Homo Habilis, ele viveu há aproximadamente 2 milhões de anos na África, sendo o primeiro a produzir ferramentas a partir de pedras, daí seu nome “homem habilidoso”. Já caçava pequenos animais, consolidando a carne como parte fundamental da sua dieta.
Homo Habilis.
09
    O Homo Erectus viveu na África desde 1,7 milhões, até cerca de 300 mil anos atrás. Produziu alguns instrumentos diversificados, como facas ou raspadores além de ser o primeiro a praticar a caça de forma organizada. Primeiro a usar o fogo, conseguindo, com isso, adaptar-se a regiões frias da Europa e da Ásia, mas não chegou a América, nem à Austrália. Tinha cerca de 900 cm³ de volume cerebral. 
Homo erectus - Evidência Textos
Homo Erectus.
10


    O Homo Erectus foi a espécie que conseguiu expandir-se para grandes áreas do planeta Terra e sobrevivendo 1 milhão de anos, teve várias subespécies, as principais são:
  • Homo erectus erectus, conhecido como “Homem de Java”.
  • Homo erectus pekinensis, conhecido como “Homem de Pequim”.
  • Homo erectus lantianenis, conhecido como “Homem de Lantian".
11
    O Homo Neanderthalensis viveu entre 200 mil e 35 mil anos atrás, coexistindo com o homo sapiens, seus restos foram encontrados em cavernas, por isso é conhecido como “homem das cavernas”. Surgiu numa região de frio, na era glacial habitando várias regiões do mundo. Desenvolveu uma série de instrumentos de pedra, como facas, raspadores e pontas de lança, cuja a construção exigia um perfeito controle das mãos. Ele tinha um grande volume cerebral e o primeiro a ter o hábito de enterrar os mortos.
Escultura para representação: Homo Neanderthalensis (Neanderthal): em... |  Download Scientific Diagram
Provável aparência de um Homem de Neanderthal.
12
    Homo Sapiens Sapiens é a espécie que fizemos parte, surgiu em torno de 100 mil anos atrás na África e se espalhou por todos os continentes e tem volume cerebral de 1.350 a 1.400 cm³. Os fósseis mais antigos datam de 40 mil anos atrás, além disso essa espécie “Desenvolveu a consciência reflexiva da linguagem falada e escrita, da técnica, da capacidade de expressão artística e do senso de moralidade”.
EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES - HOMO SAPIENS SAPIENS > Artigos > Ascontran
Homo Sapiens Sapiens, o fim da evolução?
13
PALEOLÍTICO: IDADE DA PEDRA LASCADA (2 MILHÕES DE ANOS ATÉ 10.000 A.C.
    Época em que os seres humanos viviam em pequenos grupos de caçadores, pescadores, coletores e nômades, evoluíram com uma linguagem articulada e instrumentos/ferramentas, rudimentares feitos de galhos de árvores, ossos e pedras lascadas.
Paleolítico: periodização e características - História do Mundo
Pedras lascadas para fazer lanças para a caça.
14
    Não existia família, como conhecemos hoje, mas relações tribais poligâmicas com grande destaque para o papel da mulher, caracterizando assim uma sociedade matriarcal. A contribuição da mulher é atribuída à sua condição de criadora, fixadora e transmissora de hábitos culturais e da experiência coletiva acumulada pelo grupo.
A representação de uma mulher e sua fertilidade, a peça é conhecida como Vénus de Willendorf foi encontrada no sítio arqueológico na Áustria em 1908.
15
 Cultuavam os mortos e suas mais importantes manifestações artísticas e culturais são as pinturas rupestres nas paredes das cavernas. Além disso, grupos começaram a cultuar as forças da natureza (primeiras religiões).
Arte rupestre, na gruta de Lascaux, complexo de cavernas ao sudoeste da França.
16
    O clima naquele período não permitiu o desenvolvimento significativo de grande quantidade de plantas e de animais, obrigando os grupos a migrarem constantemente em busca de novas áreas de caça e coleta, tornando-se obrigatoriamente nômades.
 Paleolítico - Pré História
17
    Não existia propriedade privada e gêneros obtidos por meio do trabalho eram compartilhadas entre os membros do grupo, tal fenômeno é chamado também de comunismo primitivo.
Visão | Com polegares mais grossos, neandertais usavam as mãos de forma  diferente
18
    Acredita-se que ocorreu, inclusive, a divisão do trabalho de acordo com o sexo, onde os homens caçavam e as mulheres faziam a maior parte da coleta de alimentos.
Idade da pedra – Períodos Paleolítico, Neolítico e o fim - Hora 7 - R7  Conhecimento Cientifico
19
    No final do Paleolítico ocorreu a descoberta do fogo, foi uma das mais importantes descobertas do período Paleolítico, pois proporcionou a possibilidade de cozinhar o alimento, aquecer-se no frio e ainda utilizar o fogo para se defender de animais e mesmo de outros grupos.
GCN.net.br - Notícias de Franca e Região
20
historiaemquadrinhos
Vídeos - CLIQUE AQUI
Esquema resumido - CLIQUE AQUI