Guerra Fria: confronto e distensão (1963-1980)

  • EUA: Johnson, Nixon e Carter
  • URSS: Era Brejnev
  • Conflitos e aproximações: Guerra do Vietnã, Primavera de Praga (1968), Maio de 1968, Crise do petróleo (1973 e 1979), Guerra do Afeganistão (1979-1989) e os Acordos SALT

    O mundo na segunda metade dos anos 1960 até 1981 esteve marcado por uma disputa entre as duas superpotências pela influência principalmente em países do Terceiro Mundo.  
Estados Unidos. A histórica e controversa derrota com a União ...
Guerra Fria nos Jogos Olímpicos de 1972, vitória conturbada dos soviéticos sobre os EUA no Basquete.
01
EUA: JOHNSON, NIXON E CARTER
    Com a morte de Kennedy em 1963, seu vice Lyndon B. Johnson torna-se presidente dos EUA sendo empossado ainda no Air Force One, ele se reelegeu permanecendo no cargo até 1969.
A transição
Lyndon Johnson tomando posse como presidente dos EUA.
02
    No plano interno Johnson aprovou várias leis beneficiando a seguridade social e os direitos civis, mas na política exterior incentivou a participação dos EUA em vários conflitos, o maior deles foi a Guerra do Vietnã que passou de menos de 20 mil soldados em 1963 para mais de 500 mil soldados em 1968.
Guerra do Vietnã, contexto histórico, motivos e países envolvidos
Soldados estadunidenses no Vietnã.
03
    O fraco desempenho na guerra, críticas internas a participação norte-americana na Guerra do Vietnã levou a vitória o Partido Republicano em 1968, Richard Nixon tornava-se o trigésimo sétimo presidente do EUA governando de 1969 até 1974.
Richard Nixon: biografia, governo e o caso Watergate - Toda Matéria
Richard Nixon, presidente dos EUA de 1969 até 1974.
04
    Nixon defendeu da saída dos EUA da Guerra do Vietnã, assim pouco a pouco as tropas estadunidense foram voltando para casa, em 1973 os EUA passaram a proporcionar suporte técnico e treinamento para os sul-vietnamitas. Em 1975 o Vietnã do Norte (comunista) venceu a guerra. 
Nixon visits South Vietnam, July 30, 1969 - POLITICO
Nixon no Vietnã em 1969.
05
     No plano interno, Nixon teve que enfrentar o Caso Watergate, quando saiu a público que membros de seu governo promoviam escutas ilegais em escritórios de opositores, de grupos ativistas e a pessoas públicas, o caso veio a tona quando cinco homens foram pegos invadindo o escritório do Partido Democrata em Washington.
Will Voters Warm to Impeaching Trump, and Does It Matter?
Protestos pedindo pelo Impeachment de Nixon.
06
    Em situação complicada Nixon acabou renunciando em 1974, assumindo a presidência Gerald Ford. No final do mesmo ano Nixon foi perdoado por um documento presidencial.
Spiro Agnew's Ghost on Twitter: "45 years ago this Sunday, 9/8/74 ...
  Capa do jornal do The New York Times
07
    De 1977 até 1981, passou a governar os EUA o presidente Jimmy Carter, do Partido Democrata que ao contrário de outros presidentes acabou incentivando a volta a democracia nos países da América Latina, mas enfrentou vários embates a nível internacional no Irã, Afeganistão e o boicote as Olimpíadas de Moscou de 1980.
Hipersensibilidade' brasileira à intromissão dos EUA fez Carter ...
Jimmy Carter (dir) em visita oficial ao Brasil, a esquerda o presidente Ernesto Geisel.
08
URSS: ERA BREJNEV   
    Nikita Kruschev começou a sofrer oposição dentro do Partido Comunista, de um grupo denominado nomenklatura (altos funcionários do Partido) que eram contra o reformismo comunista e também a nova política externa adotada por seu governo. Em outubro de 1964, Kruschev foi removido do cargo.
The Rise (in Rome) and Fall (in Tokyo) of Nikita Khruschev – The ...
Capa do The New York Times noticiando a queda de Khrushchev.
09
    O novo secretário-geral do Partido Comunista passou a ser Leonid Brejnev que permaneceu no cargo de 1964 até 1982 (Era Brejnev). A economia planificada socialista entra em um período de estagnação.
Andrew Byrne on Twitter: "I am also horrified to discover that I ...
Leonid Brejnev, líder soviético de 1964 até 1982.
10



    No plano externo defende a Doutrina da Soberania Limitada onde os países socialistas devem estar ligados a Moscou, também busca reaproximar-se com a China comunista, apoia o Vietnã comunista e a expansão da revolução como a Invasão ao Afeganistão (1979).
File:North Vietnamese SA-2.jpg
Soldados norte-vietnamitas posam para foto, atrás míssil soviético SA-2.
11
    Brejnev tentou com pouco sucesso a reabilitação do nome de Stalin e as perseguições a intelectuais passaram a ser mais frequentes, enquanto isso a Igreja Ortodoxa Russa obteve um pouco de liberdade para funcionar aproximando-se dos dirigentes comunistas, principalmente no discurso sobre a paz mundial.
Леонид Брежнев и священники: Newsland – комментарии, дискуссии и ...
Brejnev (esq.) com representantes da Igreja Ortodoxa Russa liderada pelo Patriarca Pemeno I (em destaque) e um rabino.
12
CONFLITOS E APROXIMAÇÕES
    A Guerra do Vietnã (1955-1975) foi o conflito mais intenso nesse momento, os EUA entraram diretamente na guerra a partir de 1961 apoiando o governo de Saigon (Vietnã do Sul) capitalista, contudo em 1975 sagrou-se vitoriosa a força do norte apoiado pelas forças comunistas, formando um Vietnã unificado e socialista.
North Vietnamese soldiers celebrate as they enter Saigon.
Tropas vietcongues comemorando sua vitória e a queda de Saigon (antiga capital do Vietnã do Sul).
13
    Em 1968 chega ao poder na Tchecoslováquia, país da orbita soviética, o secretário geral do Partido Comunista Tcheco Alexander Dubcek que buscou promover reformas no socialismo tornando-o mais democrático, tal movimento ficou conhecido como Primavera de Praga.
Arquivo: 10 Invasão Soviética da Tchecoslováquia - Flickr - The Central Intelligence Agency.jpg
Foto de um tanque soviético em chamas durante os protestos na capital Praga.
14
    Mas a reação dos soviéticos sob o governo Brejnev foi rápida, foram enviados para a capital tchecoslovaca Praga tropas do Pacto de Varsóvia e Dubcek e outros líderes reformadores foram destituídos e levados a Moscou. Enquanto isso, era empoçado na  Tchecoslováquia um novo governo liderado por Gustav Husák, este era totalmente alinhado ao governo de Moscou e desfez as reformas liberais, Husák governou o país de 1969 até 1989.
President Gustáv Husák, the face of Czechoslovakia's ...
Brejnev (esq.) e o líder tchecoslovaco Husak nos anos 1970.
15
     Em Paris, França surgiram vários protestos estudantis no que ficaram conhecidos como Maio de 1968 os protestos buscavam maior liberdade e outras pautas populares que eram contra a postura conservadora do governo de Charles de Gaulle. No final a revolta popular foi reprimida, mas desestabilizou o governo, e o presidente De Gaulle renunciou em abril de 1969.
France's protesters revive ghosts of 1968 revolt - BBC News
Protesto estudantil universitário na França.
16
    A economia capitalista sofreu com as Crises do Petróleo devido aos conflitos no Oriente Médio, o primeiro em 1973 quando os países da OPEP aumentaram em 400% o preço do petróleo em represália aos EUA que estava dando apoio a Israel contra os árabes palestinos e o segundo momento foi em 1979-1980 quando estourou a Revolução Iraniana e também a Guerra Irã-Iraque.
Geopolítica do Petróleo | Atualidades | Geografia | Educação
Evolução do preço do Brasil.
17
    Em 1979, a expansão do comunismo foi retomada com a chamada Guerra do Afeganistão (1979-1989), onde os soviéticos invadiram o país para ajudar a manter a revolução socialista que tinha ocorrido no ano anterior.
União Soviética invade o Afeganistão | HISTORY
Tropas soviéticas no Afeganistão.
18
   Enquanto isso, os EUA passaram a ajudar economicamente e com material bélico os insurgentes chamados de Mujahidin que atuavam contra o governo comunista afegão. O conflito se arrastou por toda a década até a saída da URSS do país em 1989.
Guerra do Afeganistão (1979-1989) – Wikipédia, a enciclopédia livre
Guerrilheiros mujahidins atuando nas cadeias montanhosas no Afeganistão.
19
    URSS e EUA se aproximaram nos anos 1970 e assinaram tratados internacionais buscando limitar controlar o uso de armas nucleares, os chamados SALT – sigla que significa Conversações sobre Limites para Armas Estratégicas, foram assinados o SALT I (1972) e o SALT II (1979).
Strategic Arms Limitation Treaty (SALT) Land II 1972, 1974 ...
Jimmy Carter e Brejnev assinado do SALT II em 1979.
20
historiaemquadrinhos

Vídeos - CLIQUE AQUI
Esquema resumido - CLIQUE AQUI