Guerra Fria: estabelecimento e tensão (1946-1953)


  • Bombas Atômicas
  • Cortina de Ferro - Doutrina Truman e o Cominform
  • Acordos de Bretton Woods
  • Plano Marshall - Comecon
  • Otan - Pacto de Varsóvia

    Apesar da vitória contra o nazi-fascismo, o mundo continuou vivendo sob uma intensa pressão logo no final da Segunda Guerra Mundial, isso porque, pouco a pouco se delineava o que chamamos de Guerra Fria, entre os dois polos vencedores, de um lado o mundo capitalista liderado pelos EUA e de outro o mundo socialista liderado pela URSS.  
Guerra Fria - Resumo das consequências e suas características ...
01
BOMBAS ATÔMICAS
    Os efeitos das bombas atômicas lançadas pelos EUA nas cidades japonesas foram devastadores, além das mortes, muitos sofreram queimaduras graves, lesões traumáticas devido aos efeitos nocivos da radiação.
Transparência Nuclear: Especial -> 65 Anos da Explosão da Bomba ...
Japonesa sobrevivente dos ataques com as bombas nucleares.
02
    Agora EUA e URSS se enfrentariam em todas as áreas: econômica, política, ideológica, cultural, esportiva, espacial, etc. Além conflitos bélicos pelo mundo, mas nunca diretamente entre as superpotências.
O retorno da guerra fria? › Mundo › Granma - Organo ufficiale del PCC
03
    A URSS utilizou os meios da espionagem e conseguiu fabricar sua primeira bomba atômica que foi testada em 1949, chamada de “primeiro relâmpago", surpreendendo o mundo.
File:Casing for the first Soviet atomic bomb, RDS-1.jpg
A primeira bomba atômica soviética, "RDS-1", era do tipo implosão, como a bomba " Fat Man " dos EUA.
04
  “CORTINA DE FERRO” 
    No ano de 1946, em viagem aos EUA, o primeiro-ministro Winston Churchill declarou em seu discurso que desceu sobre a Europa uma “cortina de ferro”, deixando o Leste Europeu sob forte influência dos soviéticos, o que Churchill criticou fortemente.
Ficheiro:EiserneVorhang.png
Europa dividida na Guerra Fria.

Wszechobecna zimna wojna. Sowieci musieli przegrać | Dziennik Polski
Churchill em seu discurso na cidade de Fulton, Missouri.
05
DOUTRINA TRUMAN E O COMINFORM   
    O presidente dos EUA Harry Truman em 1947, proferiu um discurso que definiu o mundo estava dividido em duas áreas: o democrático e livre caracterizado pelo capitalismo liderado pelos EUA e o comunista lembrado pela tirania e liderado pela URSS, essa visão de mundo ficou conhecida como Doutrina Truman.
Q520864 - Questões de Concursos | Qconcursos.com
Em verde EUA e seus aliados e em vermelho URSS e seus aliados.

Resumos de História: Doutrina Truman e Plano Marshall
Presidente  norte-americano Harry Truman.
06
    Ainda em 1947, o dirigente soviético Andrei Zhdanov, autorizado por Stalin em seu discurso na conferência de partidos comunistas do Leste Europeu (Cominform – Comitê de Informação dos Partidos Comunistas e Operários), declarou a URSS defendia a verdadeira liberdade e que os EUA queriam levar o mundo a uma nova guerra.
Culture | Stalin and Zhdanov at the meeting of the leaders of the ...
Andrei Zhdanov e o líder soviético Stalin.
07
    Estava de forma clara as hostilidades entre a URSS e os EUA e a sequente disputa por áreas de influência.
Guerra Fria: resumo, causas e consequências - Toda Matéria
Mundo dividido.
08
 ACORDOS DE BRETTON WOODS  
    Foram reuniões que ocorreram em julho de 1944, quando a guerra se encaminhava para seu final e reuniu os EUA e mais 43 nações Aliadas, sendo criadas determinações que perduram até hoje.
Conferência de Bretton Woods decidiu rumos do pós-guerra e criou ...
Conferência de Bretton Woods.
09
    Determinações dos Acordos de Bretton Woods:
  • O dólar estadunidense passa a ser a moeda internacional, tendo o ouro como garantia (em 1971 o dólar deixou de ser lastreado em ouro).
  • Criado o FMI – Fundo Monetário Internacional, sendo o fiscal das taxas de câmbio e concedendo empréstimos para economias em crise.
  • Criado o Bird – Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (atual Banco Mundial), após promover a reconstrução da Europa passou apoiar projetos de desenvolvimento a nível mundial, é ligado a ONU.
Ficheiro:Fundo Monetário Interacional.png
FMI

World Bank
Banco Mundial
10



 PLANO MARSHALL  
    Temendo um avanço do comunismo na Europa Ocidental, o secretário de Estado dos EUA George C. Marshall, anunciou o conhecido Plano Marshall, sendo que foram empréstimos concedidos pelos EUA a juros baixos ou mesmo doações em dinheiro para países europeus, desde que eles adquirissem produtos norte-americanos.
File:US-MarshallPlanAid-Logo.svg
Logotipo utilizado pelo Plano Marshall.
11
    O objetivo do plano era reconstruir as economias europeias, mantendo a aliança com nações da Europa Ocidental como: Reino Unido, França, Itália, Alemanha Ocidental, etc, integrando-os a economia dos EUA.
File:Marshallplanhilfe.gif
Construção em Berlim Ocidental com a ajuda do Plano Marshall após 1948. A placa diz: "Programa de Emergência em Berlim - com a ajuda do Plano Marshall".
12
    O Plano Marshall foi um sucesso, os partidos comunistas na Europa Ocidental perderam força e regimes alinhados aos EUA mantiveram-se no poder, estima-se 13 bilhões de dólares de 1948 até 1961 foram investidos na Europa.
File:Marshall Plan.svg
Mapa dos países que receberam ajuda do plano norte-americano. 
13
    Buscando afastar o avanço comunista no Extremo Oriente, foi criado o Plano Colombo, o maior beneficiado foi o Japão que acabou conseguindo rapidamente se reconstruir e tornar-se uma potência capitalista na Ásia, contrapondo a URSS e a China comunista.
File:Yoshida signs San Francisco Peace Treaty.jpg
Primeiro-ministro japonês Shigeru Yoshida assinando o Tratado de São Francisco em 1949, era o tratado de paz do Japão com os Aliados.
14
 COMECON  
    Em 1949, reagindo aos EUA, a URSS lança o Conselho de Assistência Mútua Econômica, o Comecon, o objetivo dessa instituição foi criar um mercado comum entre a URSS e os países do Leste Europeu. 
File:Flag of Comecon.svg
Bandeira da Comecon
15
     Nos anos 1950 a Comecon foi estendida pelo mundo socialista, recebendo a adesão de países como Mongólia, Cuba, Vietnã e vários outros observadores.
Comecon S.A.: Os investimentos estrangeiros das empresas ...
Cartaz com os países-membros do Comecon.
16
OTAN – ORGANIZAÇÃO DO TRATADO DO ATLÂNTICO NORTE
    Foi criada em abril de 1949, capitaneada pelos EUA e acompanhada por Canadá, Reino Unido, França, Itália, Portugal, Noruega, Islândia, Holanda, Bélgica, Dinamarca, Luxemburgo e posteriormente Alemanha Ocidental, Grécia, Turquia e na década de 1980 a Espanha passou a integrar o bloco.
File:Flag of NATO.svg
Bandeira da Otan
17
    A Otan é um pacto de defesa mútua, sendo que quando um Estado-membro sofresse um ataque, todas as nações da Otan teriam que defende-lo, assim na prática servia como uma aliança militar caso necessário.
SHAPE History | 1949-1952: Creating a Command Structure for NATO
Reunião da Otan.
18
PACTO DE VARSÓVIA  
    Em 1955, foi a vez da União Soviética formar um pacto de defesa mútua, foi o chamado Pacto de Varsóvia que tinha objetivos parecidos com os da Otan, contudo também oficializou a presença de militares soviéticos em países do Leste Europeu e que serviram para sufocar revoltas nos anos 1950 e 1960.
File:Warsaw Pact Logo.svg
Brasão utilizado pelo Pacto de Varsóvia.
19
    Fizeram parte da aliança militar a URSS acompanhada pela Polônia, Alemanha Oriental, Bulgária, Romênia, Tchecoslováquia, Hungria e Albânia (que se retirou em 1968). A Iugoslávia não aceitou participar da aliança militar.
Parada Outubro Revolução Soviética , 1984 - YouTube
Grandes desfiles na Praça Vermelha, a URSS gostava de mostrar ao mundo seu poder militar. 
20
historiaemquadrinhos

Vídeos - CLIQUE AQUI
Esquema resumido - CLIQUE AQUI