- Renascimento comercial
- Corporações
- Renascimento urbano
- Universidades
Com o aumento de produção gerou um excedente para o comércio, transformando a sociedade medieval com a formação de uma nova classe social. Com o aumento da produtividade, não havia mais necessidade de tanta gente ocupada na agricultura, assim muitas pessoas se dedicaram ao artesanato, outros passaram a viver como mercadores ambulantes, vendendo e comprando produtos.
01 | ||
RENASCIMENTO COMERCIAL Os principais fatores que levaram a mudança de vida, ocorreu pela falta de novas terras férteis, com o aumento da população não haviam mais áreas de férteis disponíveis, assim muitos camponeses ficaram sem alternativa de trabalho ou emprego.
02 | ||
Outro ponto importante foi as Cruzadas que ajudaram a expandir as atividades comerciais, sendo que os guerreiros cruzados não eram os únicos a irem às expedições, os viajantes mercadores também participavam e serviam como abastecedores dos peregrinos com seus produtos.
03 | ||
Temos três polos comerciais na Europa Ocidental medieval:
04 | ||
05 | ||
06 | ||
Existiam também as feiras que eram os locais de compra e venda de produtos. Até o século XIV as feiras mais importantes eram na região de Champanhe, na atual França e em Bruges e Flandres na região dos Flandres, na atual Bélgica.
07 | ||
Esse comércio possibilitou o retorno das transações financeiras e o reaparecimento da moeda, ou seja, deu vida às atividades bancárias. Com isso, a terra deixava de ser a única fonte de riqueza e um novo grupo social surgia: os mercadores ou comerciantes.
08 | ||
Também surgiram as Ligas ou Hansas que defendiam os interesses dos comerciantes de várias cidades. As primeiras foram formadas no século XII e cuidavam do comércio de larga escala, a maior delas foi a Liga Hanseática que incluía comerciantes de cidades alemãs, com cerca de 80 cidades, entre elas Hamburgo e Dantzig.
09 | ||
CORPORAÇÕES Como o comércio cresceu, o artesanato também, as cidades estavam cheias de comerciantes e artesãos. Logo, essas duas categorias começaram a se organizar em corporações.
10 |
A primeira era a Corporação de Mercadores ou Guildas: representava os comerciantes e tinha por objetivo garantir o monopólio do comércio e controlar os preços das mercadorias, podendo ser local ou regional.
11 | ||
A segunda e a Corporação de Ofício ou Guildas de Artesãos: representava os artesãos e sua função era controlar a produção, juntamente com a qualidade dos produtos comercializados nas cidades, defender os interesses dos artesãos frente ao governo da cidade, além de garantir o monopólio de uma determinada atividade profissional.
12 | ||
A abertura de novas oficinas de produção só era permitida com a autorização da guilda responsável da cidade. O ensino da técnica de produção era monopólio dos mestres de oficio ou mestre artesão que era o proprietário de tudo, ferramentas, matéria-prima e do produto final.
13 | ||
Abaixo do mestre, estavam os oficiais ou companheiros, ou seja, os trabalhadores contratados por um salário, depois dele vinha o aprendiz, que estava na base da escala hierárquica. Este último era subordinado ao mestre e estava trabalhando para aprender o ofício, por isso não era pagos por seu trabalho.
14 | ||
RENASCIMENTO URBANO Na época do feudalismo as cidades serviam apenas como centros religiosos e militares, além disso eram ligadas a um feudo e o crescimento das cidades só começou quando o comércio se expandiu. No começo a maioria das cidades eram cercadas por altas muralhas, formando assim um núcleo urbano, chamado burgo.
15 | ||
A partir do século XI, quando as cidades começaram a crescer, os burgueses se fortaleceram e a situação mudou, porque agora as cidades tinham ganhado prestígio econômico e poder. Os burgueses começaram à procurar autonomia em relação ao feudo esse movimento de independência das cidades é chamado de Movimento Comunal.
16 | ||
O processo de emancipação das cidades ocorreu de duas formas: via pacífica indenizando o senhor feudal diante da concessão de autonomia da cidade por meio de uma Carta de Franquia ou pela via agressiva com o uso das armas diante de uma guerra.
17 | ||
As cidades independentes (as comunas) começaram a planejar uma forma de governo - com a eleição de prefeitos e magistrados - que se encarregava de administrar e defender tanto as cidades como seus interesses. Os burgueses de maior riqueza e poder ocupavam os principais cargos, elaboravam leis, controlavam os impostos, etc, logo a burguesia se aliaria aos reis para a formação dos Estados Nacionais Modernos. 18 | ||
UNIVERSIDADES Apesar de todas as mudanças, a Igreja Católica ainda exercia grande poder e a partir do século XII surgiram vários centros de estudos chamados de universidades, que na sua grande maioria tinham influência direta da Igreja. As principais áreas de estudo eram: teologia (filosofia), artes (ciências e letras), direito e medicina.
19 | ||
Entre as primeiras universidades destacamos Bolonha (ITA), Paris (FRA), Oxford (ING), Cambridge (ING), Nápoles (ITA), Roma (ITA) e Coimbra (POR).
20 |
historiaemquadrinhos
Vídeos - CLIQUE AQUI
Esquema resumido - CLIQUE AQUI