Golpe Civil-Militar de 1964 e o governo militar de Castelo Branco

  

  • Golpe Civil-Militar de 1964
  • Governo Castelo Branco (1964-1967)

GOLPE CIVIL-MILITAR DE 1964   
    A nível internacional tínhamos a Guerra Fria, no Brasil a radicalização política levou a um grupo de militares e civis com apoio dos Estados Unidos a elaborar planos e ideias sobre um possível Golpe de Estado. Objetivo: para o Brasil permanecer do lado dos EUA na Guerra Fria.
5 coisas que são melhores no Brasil que nos EUA – BrasileirasPeloMundo.com
01
    No Brasil, o embaixador norte-americano Lincoln Gordon vinha fortalecendo o movimento golpista liderado pelos militares. A base ideológica do Golpe de Estado foi a Doutrina de Segurança Nacional elaborada pela ESG – Escola Superior de Guerra, onde era necessário unir forças para deter o avanço do socialismo/comunismo, em nome da “defesa nacional”.
Na imagem Humberto de Alencar Castelo Branco (esq.) e o embaixador norte-americano Lincoln Gordon (dir.).
02
    Para garantir que tudo desse certo, Lincoln Gordon conseguiu garantias que uma frota norte-americana de apoio, se deslocaria do Caribe para a costa brasileira, para exercícios militares, mas que se fosse necessário apoiaria o movimento de deposição de Goulart. Essa operação de apoio foi denominada Operação Brother Sam.
A Operação Brother Sam - A Verdade » Um jornal dos trabalhadores na luta  pelo socialismo
Uma frota norte-americana em alto-mar.
03
    O movimento militar (golpe militar) teve início no estado de Minas Gerais, onde tropas do General Olímpio Mourão Filho marcharam de Juiz de Fora/MG até a cidade do Rio de Janeiro/RJ na madrugada do dia 01/04/1964. O golpe recebeu apoio dos generais Castelo Branco, Arthur da Costa e Silva, Emílio Garrastazu Médici e os governadores Magalhães Pinto/UDN e Carlos Lacerda/UDN.
C:\BKP\Desktop\Meus Documentos\Historia imagens mapas etc\8 série\periodo democratico 45-64\61-64 joão goulart\tn_311_600_Tanques_no_Rio_em_1968_Arquivo_Nacional.jpg
Tropas em movimentação durante o golpe.
04
    Com pouco apoio entre os militares, o presidente João Goulart deixa Brasília/DF ainda no dia 1º de abril de 1964 viajando para Porto Alegre/RS. Enquanto a capital federal é ocupada.
C:\BKP\Desktop\Meus Documentos\Historia imagens mapas etc\8 série\periodo democratico 45-64\61-64 joão goulart\olhares_1.jpg
O Exército cercou o Congresso Nacional, na imagem um tanque M41 Walker Bulldog e dois Willys M38.
05
    No dia 02 de abril, o Congresso Nacional sob a presidência de Auro de Moura Andrade (PSD/SP), declara vaga a presidência da República, mesmo sob protesto do PTB que afirma que Jango ainda está no Brasil, assim estava consumado o Golpe Civil-Militar de 1964, toma posse provisoriamente como presidente Ranieri Mazzilli.
Capa do Jornal do Brasil de 1964.
06
    Mas o poder de fato estava nas mãos do Comando Supremo da Revolução composto pelos três ministros militares (gen. Costa e Silva, alm. Augusto Rademaker e o ten-brig. Francisco de Assis Correia de Melo). Uma das primeiras medidas foi o AI-1 (Ato Institucional nº 1) que determinava eleições indiretas para presidente da República e o presidente poderia cassar os direitos políticos de qualquer cidadão por dez anos.
C:\BKP\Desktop\Meus Documentos\Historia imagens mapas etc\8 série\periodo democratico 45-64\61-64 joão goulart\31mar__o.jpg
Tropas do Exército em frente ao Ministério da Guerra que ainda estava no Rio de Janeiro.
07
    A primeira lista de cassados pelo Regime Militar temos por exemplo os nomes: João Goulart (PTB), Jânio Quadros (PTN), Luís Carlos Prestes (PCB), Miguel Arraes (PST), Celso Furtado (economista), Leonel Brizola (PTB), Darcy Ribeiro (reitor da UnB) e Samuel Wainer (dono do jornal Última Hora).
Memória do exílio: filho de Jango relembra em livro as histórias da família  no Uruguai | NSC Total
Jango no exílio.
08
GOVERNO CASTELO BRANCO (1964-1967)
    Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, chefe do Estado-Maior do Exército foi indicado para ser o primeiro presidente do Regime Militar, foi eleito indiretamente pelo Congresso Nacional com 361 votos,  mais de 109 congressistas se abstiveram ou não compareceram. Para vice-presidente foi eleito indiretamente José Maria Alckim (PSD/MG).
C:\BKP\Desktop\Meus Documentos\Historia imagens mapas etc\8 série\regime militar 1964-1985\64-67 gov castelo branco\401px-Castelobranco.jpg
Presidente Castelo Branco
09
    O governo Castelo Branco foi rapidamente reconhecido pelos EUA, o novo presidente pertencia a Linha Democrática ou “Sorbonne” do Exército que defendia reformas necessárias nas instituições e o poder depois seria devolvido aos civis, idealizando uma “democracia restringida”. Mas o presidente vai sofrer a oposição da “linha-dura” do Exército liderada pelo general Costa e Silva. 
10



    Foi criado em 1964, o SNI – Serviço Nacional de Informações com objetivo de supervisionar e coordenar as atividades de informações e contrainformações no Brasil e exterior. Foram colocados na ilegalidade a UNE - União Nacional dos Estudantes, a CGT - Comando Geral dos Trabalhadores e as Ligas Camponesas e seus líderes foram presos ou acabaram exilados. 
A vida de Serra no exílio - ISTOÉ Independente
José Serra, antigo presidente da UNE no exílio no Chile, ainda era vigiado pelo serviço secreto.
11
    O governo continuou a perseguir opositores até mesmo dentro das Forças Armadas, muito foram passados para a reserva e até professores universitários como Fernando Henrique Cardoso que ameaçado de prisão acabou se exilando no Chile e depois na França, mas retornou ao Brasil em 1968.
Fernando Henrique Cardoso nos anos 1970 foi pesquisador e diretor do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) sendo uma instituição de estudos e pesquisas em sociologia, política, filosofia, economia, antropologia e demografia.
12
     Diante da derrota de aliados do Regime Militar na eleição de 1965 para governador de 11 estados, o governo decreta o AI-2 que extinguia todos os partidos políticos, criando o bipartidarismo ARENA versus MDB, caberia ao Congresso Nacional eleger o novo presidente da República (eleição indireta) e o presidente podia decretar a qualquer momento até 180 dias de estado de sítio, sem necessidade de aprovação do Congresso. 
Advogado pede ao TSE para derrubar decisão com base no AI-2 dos militares  que extinguiu a UDN
AI-2
13
    A ARENA – Aliança Renovadora Nacional era o partido de apoio ao governo militar, defendendo o conservadorismo, militarismo, nacionalismo, anticomunismo formado por antigos membros da UDN, grande parte do PSD, PSP e PRP. O MDB – Movimento Democrático Brasileiro era o partido de oposição moderada ao Regime Militar, os principais embates internos ocorriam entre os "autênticos" e "moderados", englobou parte do PSD e PTB.
Aliança Renovadora Nacional – Wikipédia, a enciclopédia livre
ARENA, partido do governo
  
MDB, partido de oposição
14
    Ainda no ano de 1966, foi instituído o AI-3 que determinava eleição indireta para os governadores dos estados e em dezembro o AI-4 que convocava o Congresso Nacional a votar e promulgar a nova Constituição do Brasil, a Constituição de 1967 que tinha como principais características:
  • Mantinha o federalismo, mas com um poder central forte, o nome oficial passa a ser República Federativa do Brasil.
  • Maior poder para o presidente da República e incorporou medidas dos Atos Institucionais na Constituição (eleições indiretas).
  • Projetos enviados pelo presidente ao Congresso seriam automaticamente aprovados, caso não fossem votados em 45 dias. 
15
    Em 1967, começou a valer a Lei de Imprensa que decretava a censura aos meios de comunicação, restringindo a liberdade de expressão, no mesmo ano aprovou-se a Lei de Segurança Nacional que era o instrumento jurídico destinado a enquadrar como inimigos da pátria, pessoas que se opunham as diretrizes do governo militar.
<strong> "Os Lusíadas" </strong> sinalizam a censura nas páginas de "O Estado de S. Paulo"
Notícia censurada, no local o jornal O Estado de S. Paulo imprimiu os versos de Os Lusíadas.
16
    No plano econômico foi lançado o PAEG - Plano de Ação Econômica do Governo, dentro de princípios do liberalismo clássico. Para combater a inflação Castelo Branco, cortou gastos, aumentou os impostos e comprimiu o salário dos trabalhadores, o plano funcionou diante da inflação, que baixou para 24% no ano de 1967. O Brasil nesse momento aliado aos EUA tem acesso facilitado a crédito.
Inflação (1964-1967)
17
    Ainda em 1964, foi criado o BACEN ou BC - Banco Central do Brasil, sendo a autoridade monetária do Brasil e a moeda nacional diante de anos tendo seu valor corroído pela inflação, o que levou o governo a criar provisoriamente de 1967 à 1970 o Cruzeiro Novo (NCr$). Cada mil cruzeiros “antigos” passou a valer um cruzeiro novo.
C:\BKP\Desktop\Meus Documentos\Historia imagens mapas etc\8 série\regime militar 1964-1985\64-67 gov castelo branco\450px-BSB-BancoDoBrasil.jpg
Atual Edifício-sede do Banco Central do Brasil em Brasília/DF.
18
    Modificou-se a CLT quando extinguiu a estabilidade no emprego após dez anos de serviço, em compensação foi criado o FGTS - Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Criou também o Banco Nacional da Habitação (BNH), e a unificação de várias instituições de pensões formando o INPS – Instituto Nacional de Previdência Social (antecessor da Previdência Social).
C:\BKP\Desktop\Meus Documentos\Historia imagens mapas etc\8 série\regime militar 1964-1985\64-67 gov castelo branco\andre_mansur_projeto_muda_criterios_para_saque_do_fgts_em_caso_de_morte_do_trabalhador.jpg
19
    Com o cancelamento das eleições diretas para presidente, Carlos Lacerda começa a articular-se em 1966 sendo formada a Frente Ampla reunindo-se com os antigos rivais: João Goulart exilado no Uruguai e Juscelino Kubitschek. No ano de 1968, a oposição ao governo militar, a Frente Ampla é desmobilizada, Carlos Lacerda rompe com os militares e JK tem seus direitos políticos cassados.
E a Frente Ampla? | Opinião e Notícia
JK, Jango e Carlos Lacerda.
20
historiaemquadrinhos

Vídeos - CLIQUE AQUI
Esquema resumido - CLIQUE AQUI