China: da proclamação da República até a Revolução Comunista

 

  • Proclamação da República (1912) 
  • Era dos Senhores da Guerra (1916-1928) 
  • Formação do Governo Nacionalista na República da China 
  • Guerra Civil Chinesa (1927-1937) 
  • Segunda Guerra Sino-Japonesa (1937-1945) 
  • Retomada da guerra civil e a formação das “duas Chinas”

PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA (1912)   
    Em 1911, inicia-se uma revolta na China contra a Dinastia Qing, que governava o país desde 1644, entre as principais críticas era o frágil governo chinês que não conseguia se defender contra interesses das potências estrangeiras, corrupção do governo e uma maior participação da população da etnia Han no processo político.  
Imperador Xuantong, mais conhecido como Pu Yi, sendo imperador de 1908 até 1912, tendo uma abdicação forçada aos 6 anos de idade.
01
    O movimento sagrou-se totalmente vitorioso em 1912, quando o último imperador chinês Xuantong (Pu Yi), abdicou ao trono. Foi formada assim a República da China, tendo como primeiro presidente Sun Yat-sen, membro do Kuomintang (Partido Nacionalista Chinês).
Sun Yat-sen, primeiro presidente da China em 1912.

Primeira bandeira republicana chinesa representando os cinco povos da China.
02
ERA DOS SENHORES DA GUERRA (1916-1928)
  Nesse período apesar de existir, um governo em Pequim reconhecido oficialmente e a nivel internacional como representante da República da China, o governo de fato coube a várias facções políticas, por este motivo temos vários conflitos entre esses grupos, esse período é denominado de “Era dos Senhores da Guerra”.
Mapa da China nos anos 1920.
03
    Entre todas as facções, destacou-se o Kuomintang (Partido Nacionalista Chinês) que formou um governo rival ao de Pequim, na província de Guangdong (também conhecida como Cantão), no sul da atual China, sob comando de Sun Yat-sen.
Local do 1º Congresso Nacional do Kuomintang em Guangdong.
04
 FORMAÇÃO DO GOVERNO NACIONALISTA NA REPÚBLICA DA CHINA (1925)  
    Com a morte de Sun Yat-sem em 1925, surge uma nova liderança no Partido Kuomintang, o general Chiang Kai-shek que logo formou um poderoso braço armado do partido, o Exército Nacional Revolucionário.
Tropas do Kuomintang (Nacionalistas) prestes a atacar em Wuchang (1926).
05
    Os nacionalistas, organizam uma expedição contra outras facções, a denominada Expedição Norte, onde conquistaram vários territórios e a capital Pequim, logo foi formado o Governo Nacionalista da República da China, tendo como capital a cidade de Nanquim. 
Mapa destacando as áreas sob o governo nacionalista.

Bandeira da República da China adotada em 1928, sob governo do partido nacionalista.
06
    Chiang Kai-shek, passou a ser o novo presidente da República da China de 1928 até 1931 e de 1943 até 1945, no período que não foi presidente, Chiang Kai-shek continuou no comando do Exército, o que lhe deu grande poder. O governo nacionalista passou a ser reconhecido internacionalmente como governo legítimo da China.
Chinese History - Republic of China - 1928-1937
Chiang Kai-shek, principal líder do governo nacionalista da China. 
07
    Mas o partido Kuomintang (nacionalistas) passou a exercer o governo na China, como único partido (Estado unipartidário), foi nesse contexto, que os comunistas passaram a questionar o governo, o Partido Comunista da China ganhou impulso, sob a liderança de Mao Tsé-tung, iniciando a Guerra Civil Chinesa.
WonderClub Mao ZEDONG Glossy Poster Picture Photo Chairman Chinese China  Communist Hua: Amazon.de: Küche & Haushalt
Mao Tsé-tung, líder do PCC – Partido Comunista Chinês, impulsionado pela Revolução Bolchevique em 1917.

Bandeira do Exército Vermelho dos Trabalhadores e Camponeses Chineses, braço armado do Partido Comunista Chinês
08
GUERRA CIVIL CHINESA (1927-1937)   
    A China já vinha a anos em conflito, mas em 1927 ocorre o levante comunista em Nanchang, na província de Jiangxi, no sul da China, esse foi o primeiro confronto entre o Governo Nacionalista liderado por Chiang Kai-shek e os rebeldes comunistas liderados por Mao Tsé-tung.
09
    Além disso, o general Chiang Kai-shek teve que se defender de um golpe de Estado e também enfrentar o Incidente de Mukden (1931), quando tropas japonesas começaram a invasão da Manchúria, região localizada ao norte da China.
Tropas japonesas durante o Incidente de Mukden.
10



    Em 1931, o PCC – Partido Comunista da China liderado por Mao Zedong (também chamado de Mao Tsé-tung), proclama na cidade de Ruijin, uma República Soviética da China, contudo esse Estado de fato controlava algumas áreas montanhosas da China, mas foi o embrião do projeto comunista na China.
Áreas sob controle comunista com a rota da Grande Marcha.

Bandeira da República Soviética da China que existiu de 1931 até 1937.
11
    O Exército Nacionalista de Chiang Kai-shek empreendeu um grande esforço militar em 1934-1935 para acabar com o movimento comunista. Assim, os principais líderes comunistas Mao Tsé-tung e Zhou Enlai se obrigam a abandonar a região do sul da China e iniciam a Grande Marcha.
Propaganda chinesa, homenagem a Mao Zedong, líder da Grande Marcha.
12
    A Grande Marcha foi um dos eventos mais lembrados na saga do movimento comunista chinês, quando o Mao Tsé-tung liderou um contingente de 100 mil pessoas que percorreram em torno de 9 mil quilômetros entre 1934-1935, se estabelecendo na província de Shaanxi, uma região montanhosa e pobre da China. 
Mao Zedong liderando a marcha em 1934-1935.
13
    Diante do avanço das tropas japoneses sobre o território chinês, ocorre em dezembro de 1936 a aliança entre o Kuomintang (Partido Nacionalista Chinês) e os Comunistas (Partido Comunista da China), chamada de Segunda Frente Unida para combater as tropas japonesas.
Herdeiro de Aécio: O DIAGNÓSTICO DE CHIANG KAI-SHEK
Chiang Kai-shek (esq.) e a direita Mao Tsé-tung durante o acordo de aliança entre as duas forças.
14
SEGUNDA GUERRA SINO-JAPONESA (1937-1945)   
    Ocorreu devido a invasão em grande escala do Império do Japão sobre o território da China, que naquele momento estava enfraquecida devido aos conflitos políticos internos, que foram atenuados com a aliança entre nacionalistas e comunistas.
Um cartaz de propaganda chinesa representando o Exército Nacional Revolucionário.
15
     Ocorreram várias vitórias japonesas nas batalhas de Shanghai, Nanquim, Wuhan e também alguns massacres de civis. De 1937 até 1941, o Japão chegou a exercer um grande domínio territorial na China, contudo com a reviravolta da Segunda Guerra Mundial, os japoneses se enfraqueceram e acabaram derrotados em 1945.
Um prisioneiro de guerra chinês prestes a ser decapitado por um oficial japonês.
16
RETOMADA DA GUERRA E A FORMAÇÃO DAS “DUAS CHINAS”
    Após a derrota japonesa, sob supervisão norte-americana e soviética busca-se um acordo entre as duas facções (nacionalistas e comunistas), contudo as negociações fracassam e a guerra civil é retomada, mas agora os comunistas estavam em uma melhor situação.
Retirada dos nacionalistas.
17
    Com a vitória dos comunistas, em 01 de outubro de 1949, Mao Tsé-tung declara a fundação da República Popular da China, um país que seguiu a ideologia marxistas, realizando a estatização da economia e promovendo reformas sociais com base no socialismo marxista-leninista, apoiado pela URSS.
Mao Zedong proclama a fundação da República Popular da China.

Bandeira da República Popular da China de 1949 até hoje.
18
   As forças derrotadas do Kuomitang (Partido Nacionalista Chinês) liderado por Chiang Kai-shek, se refugiaram na ilha de Formosa, formando o novo governo da República da China, com capital em Taipé. Esse país é mais conhecido hoje pelo nome de Taiwan e seguiu o sistema capitalista apoiado pelos EUA.
Chiang Kai-shek foge para Taiwan governando o país até 1975, o ano de sua morte.

Bandeira da República da China, nação mais conhecida como Taiwan.
19
    A Guerra Fria fez com que cada governo estabelece-se relações próximas ao seu bloco, contudo existiram momentos tensos entre os dois países no Estreito de Taiwan. Em 1971, a República da China (Taiwan) perdeu a vaga na ONU para a República Popular da China (comunista).
China (I) – A instauração do socialismo e as Quatro Modernizações –  Geografia Opinativa
Mapa indicando a China e Taiwan.
20
historiaemquadrinhos

Vídeos - CLIQUE AQUI
Esquema resumido - CLIQUE AQUI