EUA x URSS: as duas Coreias

  • Divisão da Coreia
  • Coreia do Sul (capitalista)
  • Coreia do Norte (socialismo real)
  • Guerra da Coreia (1950-1953)
  • Depois da Guerra

    A Coreia sofreu com a influência chinesa e também japonesa sobre seu território, durante a Guerra Russo-Japonesa, a Coreia foi ocupada pelo Japão em 1910, passando a ser explorada até 1945.
Map of Japan at 1453AD | TimeMaps
Mapa do Japão e da Coreia sob domínio nipônico.
01
DIVISÃO DA COREIA
     A divisão da Coreia é um dos resultados do final da Segunda Guerra Mundial, sendo que ela ocorreu devido a um acordo entre a URSS e os EUA. No mês de agosto de 1945, a URSS lançou uma operação que resultou na ocupação da Manchúria (norte da China) e o norte da Península Coreana, deixando o sul sob influência dos EUA.
Korea Divided
Paralelo 38ºN, determinado como divisor da Península Coreana.
02
    Foi escolhido o Paralelo 38º N como marco da divisão do território, logo instalaram-se governo locais referentes aos seus modelos econômicos: Coreia do Sul (capitalista) e a Coreia do Norte (socialismo real).
Império Coreano – Wikipédia, a enciclopédia livre
O grande problema é que os dois governos se viam por direito governantes de toda a Coreia.
03
 COREIA DO SUL (CAPITALISTA)  
    O sul da Península Coreana ocupada pelo EUA recebeu apoio para formar um governo estabelecendo um país denominado República da Coreia (Coreia do Sul) com a capital em Seul, logo na primeira eleição presidencial em 1948 onde com mais de 90% dos votos foi vitorioso Syngman Rhee. 
File:Flag of South Korea.svg
Bandeira da Coreia do Sul.
04
    O presidente  Syngman Rhee do partido Associação Nacional, era apoiado pelos EUA. Rhee formou um governo autoritário, anticomunista ferrenho, com desenvolvimento econômico limitado, corrupção e assassinato de opositores. 
23) John Hodge: first US forces commander in Korea
Syngman Rhee (esq.) e ao centro o chefe supremo das Forças norte-americanas na Coreia, General Douglas MacArthur.
05
    Destacamos os massacres contra a oposição comunista e supostos simpatizantes da esquerda, como o Massacre das Ligas Bodo, quando se estima que mais de 100 mil pessoas foram mortas em 1949-1950.
File:Execution of South Korean political prisoners by the South Korean military and police at Daejeon, South Korea, over several days in July 1950.jpg
Execução de prisioneiros políticos sul-coreanos assassinados pelo governo do Sul, por décadas o massacre foi ocultado ou atribuído aos norte-coreanos.

File:South Korean soldiers walk among dead political prisoners, Taejon, South Korea.jpg
06
 COREIA DO NORTE (SOCIALISMO REAL) 
    O norte da Península Coreana estava ocupada pelo Exército Vermelho (Soviético) e logo formou-se com simpatizantes comunistas um governo em 1948  denominado República Popular Democrática da Coreia  (Coreia do Norte) tendo como capital Pyongyang.
File:Flag of North Korea.svg
  Bandeira da Coreia do Norte
07
    O governo passou a ser comandado pelo líder comunista Kim Il-Sung que governou de 1948 até 1994 quando do seu falecimento, ele instalou um regime socialista marxista-leninista, com o fim das propriedades privadas, liberdade de expressão, censura e perseguição a oposição política.
Conversations Between Stalin and Kim Il Sung. March 05, 1949 ...
O líder norte-coreano Kim Il-Sung e o líder soviético Joseph Stalin em 1949.
08
     Acrescido a isso temos a inspiração no stalinismo, com uma grande repressão e perseguição a opositores, culto a personalidade do líder, o que ocorre até a atualidade na Coreia do Norte.
Grande Monumento da Colina Mansu – Wikipédia, a enciclopédia livre
Grande Monumento da Colina Mansu, em Pyongyang, Coreia do Norte, com estátuas de Kim Il-sung (à esquerda) e Kim Jong-il (à direita) seu filho e presidente de 1994-2011.
09
 GUERRA DA COREIA (1950-1953)  
    Apesar da formação dos dois países, ainda havia uma inquietação política visando uma possível unificação, contudo quem se lançou ao ataque foi a Coreia do Norte com grande suporte da China e da URSS.
File:KoreanWarRefugeeWithBaby.jpg
Civis sul-coreanos em meio ao conflito, atrás tanque dos EUA parado próximo a Seul (1951).
10



    A Coreia do Norte obteve o suporte de equipamentos soviéticos e até de soldados chineses.
The Korean War: Timeline - CBS News
Soldados norte-coreanos atacando.
11
    O governo dos EUA liderado por Harry Truman não aceitou a invasão e com aprovação da ONU formou-se um Exército composto por soldados de várias nacionalidades, claro a maioria eram norte-americanos liderados pelo general Douglas MacArthur para ajudar os sul-coreanos.
The Korean War gave the president the power to take us into battle ...
Soldados dos EUA na Coreia.
12
    Em uma ação rápida, os norte-coreanos com apoio da URSS avançaram sobre a Coreia do Sul, conquistando Seul e deixando os sul-coreanos com uma pequena faixa de terra, faltando pouco para uma vitória decisiva dos comunistas.
Chapter 17: Restructuring the Postwar World, 1945–Present
Mapa da Península Coreana em junho e setembro de 1950.
13
    A Coreia do Sul recebeu ajuda dos EUA e de aliados no Ocidente que conseguiram virar o jogo, de setembro a novembro de 1950. As forças combinadas da Coreia do Sul e dos EUA retomaram Seul e avançaram sobre o norte conquistando a capital Pyongyang.
The Korean War / Useful Notes - TV Tropes
Tropas sul-coreanas e estadunidenses passando pelo Paralelo 38.
14
    Agora quem estava próximo da vitória eram os sul-coreanos, contudo a China liderada por Mao Tsé-tung entrou diretamente no conflito, assim os comunistas empurraram as forças dos EUA e da Coreia do Sul de volta às proximidades do Paralelo 38N, ainda em janeiro de 1951.
Mapa de novembro de 1950 e de julho de 1953.

OnThisDay & Facts (NotableHistory) on Twitter | North korea kim ...
Líder norte-coreano Kim Il-Sung e Mao Tsé-tung (dir.).
15
     A guerra diminuiu de intensidade a partir da metade de 1951 até assinatura do Armistício Coreano em 1953, onde foi declarado um cessar-fogo e a criação de uma Zona Desmilitarizada da Coreia na fronteira entre as duas nações, na região do paralelo 38.
Ficheiro:Korea DMZ.svg
Zona Desmilitarizada da Coreia, destacada em laranja é a atual fronteira entre os dois países.
16
DEPOIS DA GUERRA
    Como foi assinado um armistício e não foi realizado após isso um tratado de paz, notou-se ao longo de mais de sessenta anos, que em muitos momentos a tensão esteve presente na região.
2 Koreas begin removing DMZ mines to ease military tensions
Postos militares de observação na fronteira.
17
   Do lado sul-coreano a nação politicamente sofreu com golpes de Estado, mas foi fiel aos EUA enviando inclusive soldados a Guerra do Vietnã. No ano de 1987, foi instaurado um regime totalmente democrático na Coreia do Sul.
Opinion | Vietnam's South Korean Ghosts - The New York Times
Soldado sul-coreano no Vietnã.
18
     Contudo na economia, o país sul-coreano se destaca no sistema capitalista, sendo um dos “Tigres Asiáticos”. Nota-se a importância de empresas multinacionais sul-coreanas como: Samsung, KIA, LG e Hyundai, etc.
19
     Enquanto isso, a Coreia do Norte viu a consolidação de um regime com inspiração no stalinismo, em 1955 o regime de Kim Il-Sung criou a ideologia Juche que significa autossuficiência, atualmente quem comanda o país é seu neto Kim Jong-un.
Coreia do Norte ignora ultimato americano e planeja atacar Guam | VEJA
Felicidade de Kim Jong-un (ao centro) muito provavelmente após um teste bem sucedido de misseis balísticos.
20
historiaemquadrinhos

Vídeos - CLIQUE AQUI
Esquema resumido - CLIQUE AQUI