Fim da Guerra Fria (1989-1991)

  • Revoluções de 1989 no Leste Europeu, Queda do Muro de Berlim e a Dissolução da Iugoslávia
  • EUA e URSS: George H. W. Busch e Gorbachev 
  • Dissolução da URSS

    De 1989 a 1991, o mundo viu grandes transformações que levaram a criação de novas nações e também a substituição de regimes político-econômicos e sociais. O capitalismo sagrou-se vencedor contra a dissolução do bloco soviético.  
Guerra fria - O que foi? Qual foi o fim? Resumo da história
Soldados e a população civil durante a queda do Muro de Berlin em 1989.
01
REVOLUÇÕES DE 1989 
    Os países do Leste Europeu que estavam em sua maioria sob a tutela da URSS por meio do Pacto de Varsóvia e assistiram ao enfraquecimento do poder central, foi nesse momento que vários os países aproveitaram para mudar de regime político-econômico.
File:Iron Curtain Final.svg
Mapa da Europa dividida pela Guerra Fria.
02
    Um dos primeiros países foi a Hungria onde o próprio parlamento húngaro aprovou eleições multipartidárias, democráticas e diretas para presidente colocando o fim no regime de partido único comunista oficialmente em outubro de 1989.
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/aa/RIAN_archive_825492_Military_equipment_leaving_the_country._Withdrawal_of_Soviet_troops_from_Hungary.jpg
Tropas soviéticas saindo da Hungria em 1990.
03
    Na Polônia, o sindicato Solidariedade surgia como uma organização política podendo funcionar a partir de abril de 1989. Em junho, ocorreram as eleições livres, democráticas e multipartidárias para presidente, o vitorioso foi Lech Walesa (Solidariedade)  empossado no cargo em setembro de 1989, era o fim do regime comunista no país.
Lech Walesa foi informante comunista, dizem documentos oficiais ...
Lech Walesa primeiro presidente eleito democraticamente após o fim do regime comunista.
04
    Na Alemanha Oriental o antigo líder foi substituído por Egon Krenz, mas o país enfrentava um a grave crise econômica e protestos levaram a Queda do Muro de Berlim que ocorreu em novembro de 1989, era o fim do socialismo real.
Ficheiro:West and East Germans at the Brandenburg Gate in 1989.jpg
Foto de novembro de 1989, alemães sob o muro.
05
    A Queda do Muro de Berlin significou para muitos o fim da Guerra Fria.
Alemanha Oriental: O fim do pais comunista visto por seu serviço ...
Manifestante derrubando o muro.

30 anos depois, marcas do Muro de Berlim são cada vez mais ...
06
    Logo em 1990, o governo da Alemanha Ocidental do chanceler por Helmut Kohl apresentou um plano de reunificação dos dois países, o projeto foi aprovado pelo governo alemão oriental, era a formação da nova República Federal da Alemanha com capital em Berlim, ocorrendo a tão sonhada reunificação alemã.
Helmut Kohl, o ″pai″ da Reunificação alemã | Notícias sobre ...
Helmut Kohl, o “pai” da reunificação da Alemanha.

Helmut Kohl, chanceler (primeiro-ministro) alemão de 1982 até 1998.
07
    Na Romênia houve resistência por parte do presidente comunista Nicolae Ceausescu que governava o país desde 1965. Em 1989, ele tinha se reeleito para mais cinco anos e sufocou as primeiras revoltas contudo a insatisfação popular se espalhou e sob ordens do ditador romeno ele mantou reprimir violentamente as manifestações.
File:Revolutia Bucuresti 1989 000.JPG
Manifestação em Bucareste.
08
     Na Revolução Romena foram mais de mil mortes e Ceausescu teve que fugir da capital Bucareste de helicóptero, mas acabou sendo preso e em um julgamento improvisado acabou sendo fuzilado juntamente com a esposa. Tomou posse um improvisada Frente de Salvação Nacional que convocou eleições livres e democráticas para 1990.
Shameful but necessary': How the Romanian rulers who starved their ...
Execução de Nicolae e Helena Ceauscescu.
09
    Na Tchecoslováquia o fim do regime comunista foi pacífico, foi chamada de Revolução de Veludo que ocorreu em novembro e dezembro de 1989, quando o governo comunista de Gustáv Husák renunciou e o parlamento tchecoslovaco elegeu provisoriamente Václav Havel, na sequencia ocorreu eleições livres, democráticas e pluripartidárias.
30 years after the Velvet Revolution: Central European ...
Manifestação na Tchecoslováquia.
10



    Em 1993 também por via pacífica, a Tchecoslováquia foi dissolvida formando dois novos países, a República Tcheca com capital e Praga e a Eslováquia com capital em Bratislava, esse fato na história ficou conhecido como Separação de Veludo.
Zdeno Jasicek on Twitter: "Today is the 25th anniversary of the ...
Mapa com a divisão da Tchecoslováquia.
11
    Na Bulgária o antigo líder comunista Todor Jivkov que governava desde 1954 foi retirado do poder em 1989 pelo próprio partido comunista, seu sucessor diante dos protestos abriu o país para um regime democrático convocando eleições multipartidárias para o ano de 1990.
Bulgaria - History - Year 1989
Manifestantes na Bulgária (1989).
12
DISSOLUÇÃO DA IUGOSLÁVIA
    A Iugoslávia possuía seu modo próprio de socialismo e não estava atrelada ao Pacto de Varsóvia. Após a morte do Marechal Tito em 1980, o governo comunista iugoslavo era rotativo cabendo o cargo de presidente do país a cada ano para uma unidade federativa.
File:Flag of Yugoslavia (1946-1992).svg
Bandeira da Iugoslávia sob regime comunista.

Map of the Socialist Federal Republic of Yugoslavia, 1991. Source ...
A República Socialista Federativa da Iugoslávia agrupava seis repúblicas.
13
    A queda do comunismo na Europa Oriental levou a críticas ao regime e protestos de cunho nacionalista, levando a declaração de independência de Eslovênia (1991), Croácia (1991), Macedônia (1991), Bósnia-Herzegovina (1992), ou seja o desmantelando do regime comunista e também da República Federal Socialista da Iugoslávia. 
Franjo Tudman, primeiro presidente croata durante as comemorações de independência.
14
    Mas o presidente da Sérvia, Slobodan Milosevic tomou o poder em Belgrado e formou a nova República Federal da Iugoslávia defendendo a ideia do nacionalismo sérvio e isso acarretou a explosão de uma grande Guerra Civil Iugoslava (1991-1994), onde os sérvios disputavam os territórios com os croatas e bósnios. A guerra mostrou-se desastrosa ocorrendo ferozes combates e genocídios durante o conflito.
Slobodan Milošević – Wikipédia, a enciclopédia livre
Slobodan Milosevic, presidente sérvio de 1989 até 1997 e iugoslavo de 1997 até 2000.

Em azul claro áreas controladas pelos sérvios, que gerou o conflito armado.

File:Srebrenica Massacre - Exhumed Grave of Victims - Potocari 2007.jpg
Vala do Massacre de Srebrenica, onde o exército sérvio na Bósnia assassinou mais de 8 mil pessoas.
15
    A OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte chegou a intervir no conflito atuando contra as tropas sérvias e iugoslavas acusadas de praticar crimes contra a humanidade, promovendo massacres de bósnios, no final foi enviadas tropas da ONU para garantir a paz na Bósnia-Herzegovina.
File:Evstafiev-un-peacekeepers-sarajevo-w.jpg
Tropas da ONU em Sarajevo, Bósnia.
16
ARMAS NUCLEARES
    Em junho de 1991, a URSS e os EUA agora liderado pelo presidente George H. W. Busch assinaram um tratado bilateral para a redução de armas nucleares, o chamado Tratado de Redução de Armas Estratégicas - START I, logo com o fim da União Soviética, o contrabando de armas e tecnologias ligado a área nuclear levou a novos países terem acesso a armas nucleares.
Ficheiro:George Bush and Mikhail Gorbachev sign the START 1991.jpg
Presidentes George H. W. Bush (esq.) e Mikhail Gorbachev (dir.) assinam o START I.
17
 DISSOLUÇÃO DA UNIÃO SOVIÉTICA  
    Com o colapso dos aliados do Leste Europeu, o governo Gorbatchev viu-se diante de uma disputa interna no Partido Comunista entre os conservadores que não queriam as reformas e queriam a todo custo barrar a continuidade dessas medidas e de outro os partidários da glasnost e a perestroika e queriam que as reformas fossem implementadas de forma mais rápida.
União Soviética - O que foi e por que ela chegou ao fim?
União Soviética afundando.
18
   Em agosto de 1991, os comunistas conservadores promovem sem sucesso um golpe de Estado para depor Mikhail Gorbatchev, com grande apoio popular e de jovens lideranças do partido como Boris Iéltsin os tanques voltaram para os quarteis.
25 Years Since the August Coup
Povo russo em cima dos tanques, impedindo o golpe de Estado.
19
    No mês seguinte viu-se o desmantelamento da URSS, quando cada república foi declarando sua independência formando quinze novos países, o principal a Rússia que abrange seu território na Europa e na Ásia, Europa Oriental (Ucrânia, Bielorrússia - atual Belarus, Estônia, Letônia, Lituânia, Moldávia;) no Cáucaso a (Armênia, Azerbaidjão, Geórgia) e na Ásia Central (Cazaquistão, Uzbequistão, Quirguistão, Turcomenistão e Tadjiquistão). 

    Sem poder devido as declarações de independência, Mikhail Gorbatchev renuncia a presidência da União Soviética no dia 25 de dezembro de 1991, no dia 31 de dezembro do mesmo ano a URSS deixava oficialmente de existir.
Discurso de renúncia de Gorbatchev.

    A Federação Russa que manteve uma grande área territorial na Europa e Ásia, sendo o maior país do mundo, manteve o maior arsenal bélico e tecnológico da antiga potência. A Rússia governada pelo presidente Boris Iéltsin tornou-se um país multipartidário e implantou-se reformas visando a inserção do país no sistema capitalista, como a privatização em várias áreas da economia como petróleo, gás, carvão e outros minérios.
Ao centro durante as comemorações do ressurgimento da Rússia, Boris Iéltsin, primeiro presidente russo governando de 1991 até 1999.
20
historiaemquadrinhos

Vídeos - CLIQUE AQUI
Esquema resumido - CLIQUE AQUI