Idade Média: aspectos culturais, religiosos, filosóficos e arquitetônicos

  • Cultura e religião medieval
  • Filosofia medieval
  • Arquitetura medieval
  • Heresias

    A Idade Média foi marcada por dois períodos, sendo que ambos tem grande influência cultural da Igreja Católica que era a dominante no pensamento filosófico e também na maior parte das grandes construções, sendo o expoente da arquitetura medieval.
Teocentrismo - Filosofia | Manual do Enem
Vitrais com José, Maria e Jesus Cristo.
01
CULTURA E RELIGIÃO MEDIEVAL
    A cultura feudal foi caracterizada por uma visão do homem voltada para Deus e para a vida após a morte. A Igreja conseguiu sobreviver às invasões germânicas e logo depois iniciou o processo da conversão dos bárbaros.
A Última Ceia, obra de Joan de Joanes (1562).
02
     Com a conversão dos povos germânicos, o grande destaque foi rei Clóvis (Reino Franco), a Igreja transformou-se na mais poderosa e influente instituição do sistema feudal, sendo a principal divulgadora da cultura teocêntrica.

Clóvis, rei dos francos, o primeiro importante rei a se converter a Igreja Católica.
03
    A cultura teocêntrica é a doutrina em que defende Deus como o centro de tudo, assim todas as relações típicas do feudalismo foram justificadas e legitimadas pelo teocentrismo
O Pai, o Filho e o Espírito Santo na pintura O batismo de Cristo, de Francesco Albani (1578–1660).

Jesus cura um leproso, mosaico medieval na Catedral de Monreale na Itália.
04
    As artes, a ciência, letras e a filosofia eram determinadas pela visão da Igreja sobre o mundo, além disso a moral religiosa condenava o comércio, o lucro e a usura (empréstimo com cobrança de juros). Em quase toda Europa Medieval o cristianismo católico era predominante e dominava todo o cenário ideológico. 
Cristo na Estrada para o Calvário, obra de Andreia di Bartolo (1415-1420).
05
    Na Europa Ocidental, as poucas regiões fora do domínio cristão, foram o emirado com sede em Córdoba que chegou a controlar a maior parte da Península Ibérica, os árabes chamavam essa região de Al-Andalus, seus habitantes eram conhecidos como mouros e a religião dominante era o islamismo.
Símbolo mais conhecido do Islamismo: Lua Crescente com uma Estrela.
06
    Outro caso particular dizia respeito aos judeus espalhados pela Europa, praticantes do judaísmo, em vários locais eles eram ser  hostilizados, por exemplo após a expulsão dos islâmicos da Península Ibérica muitos judeus acabaram por converter-se ao cristianismo, eram chamados de cristãos-novos.
Menorá, é um dos símbolos do judaísmo, ele é um candelabro de sete braços.
07
    A Igreja Católica passou a ser herdeira e transmissora do conhecimento greco-romano, mas seguindo sua própria interpretação. As afirmações científicas ou filosóficas eram baseadas na interpretação da Bíblia escrita em latim que era a língua oficial da igreja. 
Bíblia manuscrita em latim de 1407 quando foi escrita na Bélgica, exposta na Abadia de Malmesbury, Grã-Bretanha.
08
    Na literatura, as Novelas de Cavalaria retratam heróis fantásticos e feitos heroicos: El Cid, Tristão e Isolda e a história do Rei Artur.
Rei Arthur, rei lendário da Inglaterra.
09
  FILOSOFIA MEDIEVAL 
    Na Alta Idade Média a doutrina filosófica medieval baseou-se na obra de Santo Agostinho, principal autor da filosofia patrística. Essa corrente filosófica considera Deus, o único ser racional e superior e os humanos irracionais e dependentes da sua existência.
Quem foi Santo Agostinho?
Santo Agostinho, bispo e doutor da Igreja. O coração em chamas significa - um coração em chamas para Deus.
10


    Diante do pecado original, o homem se encontra em um estado de perdição e somente a fé poderá salva-lo, sendo assim, para Santo Agostinho a salvação pela fé é o mais importante dogma de sua obra. 
Santo Agostinho ensinando em Roma, obra de Benozzo Gozzolli.
11
    Já na Baixa Idade Média a doutrina filosofia medieval passa a basear-se na Escolástica que teve vários pensadores, o mais importante e conhecido foi o monge dominicano Tomás de Aquino (1225-1274), de origem italiana ele foi canonizado pela Igreja Católica pela sua importância diante do intenso debate entre fé e razão.
Santo Tomás de Aquino - Instituto Hesed
12
    Tomás de Aquino entendia que diante do debate entre fé e razão, concebeu a filosofia como "serva da Teologia”. Na corrente de pensamento de Aquino ele conclui que o Estado conduz o ser humano até um determinado ponto, quando é necessário o poder da Igreja que é sem dúvida superior ao poder do Estado.
São Tomás de Aquino | São tomás de aquino, Santo tomás de aquino, Frases  inspiracionais
13
 ARQUITETURA MEDIEVAL   
    Na arquitetura o destaque fica para o estilo românico nos séculos XI e XII, refletindo a instabilidade e o medo do período. Apresentando com a utilização do arco romano simples e paredes grossas de caráter sólido com poucas aberturas, usado em castelos e igrejas.
Abadia da Santíssima Trindade em Lessay, França em estilo românico. 
14
  Logo depois temos a ascensão de um novo estilo arquitetônico, o estilo gótico, nos séculos XII e XIV com mudanças sociais, políticas e econômicas, além disso ocorre inicialmente um crescimento comercial que ajuda a alavancar a construção de castelos e grandiosas catedrais nesse novo estilo arquitetônico mais elaborado e monumental.
Catedral de Milão em estilo gótico.
15
    A construção dessas enormes Igrejas foi financiada pelos bispos e cardeais (Igreja Católica), mas também por leigos como reis, nobres e comerciantes.
Catedral de Tours, na França em estilo gótico.
16
HERESIAS    
   Apesar de todo o poder da Igreja, nem todas as pessoas seguiam rigidamente suas regras, muitas comunidades desenvolveram suas próprias crenças, como por exemplo: a adoração de animais, adivinhações com cartas ou até mesmo o encantamento para promover o amor entre pessoas levou muitas pessoas a serem perseguidas acusadas de heréticas ou hereges.
SE EU TIVESSE VIVIDO NA IDADE MÉDIA, POR CERTO, TERIA SIDO QUEIMADO VIVO NA  FOGUEIRA DA INQUISIÇÃO | A VERDADE DE TUDO, SEGUNDO A RACIONALIDADE PLENA
Condenação máxima, a fogueira de um herege.
17
    Muitas vezes as heresias ocorriam por interpretações divergentes sobre questões religiosas dentro do próprio cristianismo católico discordando da “interpretação oficial” da Igreja Católica, a partir do século IX surgiram ainda mais heresias.
Parte do painel da Igreja de São João Batista, obra por volta de 1490, na comuna de Buhl, França.

Cristo na Cruz, obra de Carl Bloch (1870).
18
    Entre as principais heresias foram os cátaros também conhecido como albigenses, por expandiram-se na região francesa de Albi, eles acreditavam em dois deuses: do bem e outro do mal, Jesus Cristo foi enviado pelo Deus do bem para libertar as almas humanas.
Expulsão dos cátaros de Carcassonne (França) em 1209.
19
    Outras heresias, como os valdenses em regiões da França, os paritanos na Itália e os bogomilismo na região dos Balcãs (Bulgária), estes três movimentos acreditavam que o cristianismo somente existia apenas na pobreza e na vida simples, questionando a riqueza da Igreja de Roma. Em 1231 foi criado o Tribunal do Santo Ofício, esse tribunal ficou conhecido como Inquisição, ele atuava para descobrir e julgar pessoas que eram acusadas de heresia.
Pedro Valdo, um rico comerciante que doou seus bens e líder religioso dos valdenses, que posteriormente se integraram ao calvinismo.
20
historiaemquadrinhos

Vídeos - CLIQUE AQUI
Esquema resumido - CLIQUE AQUI