Idade Média: feudalismo e sociedade

  • Origem do Feudalismo 
  • O que era um feudo?
  • Política e o feudalismo
  • Economia feudal
  • Sociedade feudal
  • Tributos e obrigações feudais

    O feudalismo é um conjunto de práticas econômicas, sociais e políticas, baseado nos vínculos de lealdade, no qual uma classe de guerreiros especializados – os senhores – subordinados uns aos outros por uma hierarquia de vínculos de dependência, domina uma massa camponeses (servos) que trabalha na terra e lhes fornece os produtos para viver.
Características do Feudalismo. Principais Características do Feudalismo
Iluminura apresentando os camponeses.
01
 ORIGEM DO FEUDALISMO   
    Entre o século V e X a Europa sofre várias transformações devido a vários fatores, os principais são:
  • Herança romana - O caráter sagrado da monarquia, o sistema do colonato onde o trabalhador é obrigado a entregar parte de sua colheita em troca da utilização de uma parcela de terra.
Imagem de Coroa de Rei PNG transparente grátis no imagens e moldes!
02
  • Herança germânica - O comitatus e o beneficium, que era o juramento de fidelidade a um chefe militar em troca de riquezas e terras conquistadas. Além disso, o Direito consuetudinário baseado nos costumes, ou seja, na tradição.
Consuetudinário - Dicio, Dicionário Online de Português
03
  • Influência do cristianismo - Fator decisivo na formação do Ocidente medieval, pois proporcionou a ligação entre romanos e germânicos, dando unidade à civilização medieval.
Mitra do Papa.
04
    As novas invasões do século X favoreceram a ruralização, já que pessoas com menos recursos, procuraram ajuda de nobres em troca de proteção e terras para trabalhar, assim passaram a ser submetidos, a um regime de servidão. A economia retraiu com o quase abandono das atividades comerciais e a agricultura passou a ser praticamente de subsistência. 
Idade Média * Glória da Idade Média: A união europeia ordeira e cristã  medieval e a desunião caótica da União Europeia hodierna
Camponeses medievais.
05
O QUE ERA UM FEUDO?
    A palavra feudo é de origem germânica, relativa ao direito que alguém possui sobre um bem, geralmente uma área de terra. Compreendia uma ou mais aldeias que eram normalmente tinham vários locais como o castelo, a igreja, casa paroquial, celeiros, fornos, açudes, pontes, pastagens e o mercado, onde nos finais de semana ocorriam às feiras.
As origens do Feudalismo – O Historiante
Feudo medieval.
06
    O feudo era dividido em três partes distintas:
  • Manso senhorial: terras cuja produção pertenciam ao senhor feudal.
  • Manso Servil: era os lotes que cabiam aos servos por meio de laços de vassalagem, os lotes de terra também eram chamados de tenências.
  • Manso comunal: terras de uso comum, pastagem, bosques e florestas.
Feudalismo timeline | Timetoast timelines
Áreas de um feudo.
07
POLÍTICA E O FEUDALISMO
    O poder político passou a ser dividido com os senhores feudais, que governavam exercendo autoridade administrativa, judicial, militar, cobrança de impostos e taxas em seus territórios. A organização dos feudos baseou-se em duas tradições: a germânica, o comitatus (fidelidade e honra) e a de origem romana, o colonato (proteção e trabalho).
PPT - Início do feudalismo PowerPoint Presentation, free download -  ID:3895006
08
    A base das relações de poder era os laços de vassalagem: o feudo era cedido por um poderoso senhor a um nobre em troca de obrigações e serviços, quem concedia a terra era o suserano e quem a recebia era o vassalo.  O vassalo, por sua vez, podia ceder parte das terras recebidas a outro nobre, passando a ser, ao mesmo tempo, vassalo do primeiro senhor e suserano do segundo. Na base do sistema ficavam os servos.
O feudo - Só História
Suserano e vassalo.
09
    A cerimônia tinha dois momentos:
  • Homenagem: O vassalo ao receber a terra, jurava fidelidade a seu senhor, se ajoelhava diante do suserano e prometia ser-lhe leal e servi-lo na guerra.
  • Investidura: O suserano entrega ao vassalo um objeto simbólico representando a posse da terra.
    A quebra dos laços de fidelidade com o suserano era denominada felonia, considerada uma falta gravíssima que poderia ter como consequência o isolamento de quem o praticasse.
10


 ECONOMIA FEUDAL  
    O feudo era a base econômica deste período, pois quem tinha a terra possuía mais poder, lembrado que economia feudal se baseavam em uma agricultura, que utilizava um sistema de rotação de culturas. A produção era baixa, pois as técnicas de trabalho agrícola eram extremamente rudimentares, plantavam-se cereais (cevada, trigo, centeio e aveia), cultivavam-se também favas, ervilhas e uvas. 
Colonato – Clio na Internet
Servos na agricultura.
11
    Nos campos criavam-se carneiros que forneciam a lã; os bovinos forneciam carne, leite e eram utilizados para puxar carroças e arados, os cavalos que eram utilizados na guerra e no transporte. Além disso, o artesanato era praticado e no comércio se destacava as trocas comerciais por mercadorias e produtos, ou seja, um comércio in-natura.
Quando a cevada vira malte – Cerveja Petra
Cevada
12
SOCIEDADE MEDIEVAL    
    A sociedade medieval era: hierárquica contendo ordens e estratos sociais bem definidos e estática porque tínhamos pouca ou nenhuma mobilidade social. 
O surgimento do Mundo Moderno
Pirâmide social medieval.
13
     No topo dessa pirâmide social estava o clero (os que oram) membros da Igreja Católica que exercia grande influência sobre os reis e a nobreza feudal, com o tempo a Igreja também acumulou terras e conhecimento, este último um privilégio naquela época. No topo da hierarquia estava o Papa seguindo pelos cardeais, arcebispos, bispos e na base sacerdotes e monges. 
Monge é um tipo de fiscal da natureza? - O Catequista
Monges católicos.
14
    O segundo grupo é formado pela nobreza (os que guerreiam), eles tinham o controle sobre os feudos e do cenário político. Os grandes proprietários formavam a alta nobreza (reis, príncipes, arquiduques, duques, marqueses e condes). Abaixo tínhamos a pequena nobreza, sendo composta pelos viscondes, barões e cavaleiros esses últimos eram os mais expressivos representantes das forças militares visando a proteção das propriedades. 
Cavaleiros medievais - História, funções e formação
Cavaleiros medievais.
15
    Mas a maior parte da população pertencia ao terceiro grupo formado pelos camponeses (servos), eles eram responsáveis pelo trabalho nas terras e pela produção agrícola, a grande maioria trabalhava em regime de servidão e se submetiam às exigências de um senhor feudal. 
Piramide feudal
Servos medievais
16
    Em menor número ainda existiam os vilões e escravos, os primeiros eram indivíduos livres que ofereciam sua força de trabalho temporariamente a um senhor feudal e os escravos eram bastante escassos nessa época e geralmente ficavam responsáveis pela realização de trabalhos domésticos.
FEUDALISMO - Tudo é História
Servos
17
TRIBUTOS E OBRIGAÇÕES FEUDAIS    
     São tributos feudais que os servos deveriam pagar aos seus senhores feudais:
  • Corveia: trabalho compulsório nas terras do senhor (manso senhorial) durante alguns dias da semana internas levaram ao cisma em 926 a.C. quando formaram-se dois reinos:
  • Talha: parte da produção agrícola do manso servil, que deveria ser entregue ao senhor feudal.
  • Banalidade: tributo cobrado pelo uso de instrumentos ou bens do feudo, como o moinho, o forno, o celeiro e até pontes.
  • Capitação: imposto pago por cada membro da família (por cabeça).
18
  • Tostão de Pedro ou dízimo: 10% da produção do manso servil era pago à Igreja, utilizado para a manutenção da capela local.
  • Formariage: quando o nobre resolvia se casar, todo servo era obrigado a pagar uma taxa para ajudar no casamento, era também válida para quando um parente do nobre iria casar.
  • Mão Morta: em caso de falecimento do pai (chefe da família), era necessário pagar uma taxa para permanecer no feudo em que a família já estava.
19
    Justificativa do clero diante da sociedade medieval é representada por esse parágrafo de um bispo católico V. H. Green: “O próprio Deus quis que entre os homens, alguns fossem senhores e outros servos, de modo que os senhores venerem e amem a Deus, e que os servos amem e venerem a seu senhor, seguindo a palavra do apóstolo: Servos, obedecei a vossos senhores temporais com temor e apreensão; senhores, tratai vossos servos de acordo com a justiça e a equidade”.
História do Feudalismo - feudo e o sistema feudal
Sociedade medieval
20
historiaemquadrinhos

Vídeos - CLIQUE AQUI
Esquema resumido - CLIQUE AQUI