Povos Africanos: África centro-ocidental

  • Povos bantos
  • Reino do Congo
  • Portugueses no Congo

     No centro-sul do continente africano outras sociedades africanas diversificadas se organizaram, destacamos na região o Reino do Congo, mas o contato e influência europeia teve papel importante no processo do comércio de escravos.
A B E N T U M B A: Bantu
01
 POVOS BANTOS   
    A região da floresta tropical e equatorial era ocupada em sua maior parte por grupos de origem linguística banto que ocuparam a região por volta do século I d.C.
Bantus – Wikipédia, a enciclopédia livre
Em destaque a área ocupada por povos de origem banta.
02
     A principais atividades desses povos era a agricultura e o pastoreio, a mais conhecida sociedade banto foi a do Congo.
Webquest Cultura Africana
Danças tradicionais africanas.
03
REINO DO CONGO    
     No século XVI formou-se o reino com a população ambundo, com idioma bacongo, o rei detinha o título de manicongo (senhor do Congo).
CONGO: UM GRANDE REINO BANTO - ppt carregar
04
    A capital do reino era Mbanza Congo, conhecida também como Banza Congo, possuindo em torno de 100 mil habitantes no final do século XV.
Reino do Congo abrange partes dos atuais países Angola e Congo. 
05
    Logo o reino expandiu seu território onde atualmente temos países como Angola e Congo, o manicongo governava com poderes absolutos e dividiu seu território, indicando chefes locais de sua confiança.
Homens com presas de elefantes no sul da África por volta do ano 1900.
06
    Além de atividades agrícolas e pastoris, o Congo destacou-se o comércio de sal, tecidos e metais, além disso existia uma moeda, uma espécie de concha chamada de nzimbu que somente se encontrava na ilha de Luanda (atual Angola).
Nzimbu", l'album commun de Ray Lema, Ballou Canta et Fredy Massamba
Nzimbu, moeda do Reino do Congo.
07
    O exército era composto por homens a pé, armados de arcos e flechas envenenadas na maioria das vezes.
Arqueiros do Reino do Congo.
08
    Na religião os congoleses, eram animistas e dedicados ao culto de ancestrais, pois acreditavam que eles viviam em outro mundo. Tinham vários deuses.
Nzambi a Mpungu deus criador para a mitologia bantu.
09
    Já existia a escravidão em caráter doméstico ou de linhagem, na maioria eram prisioneiros de guerra, criminosos ou pessoas que não pagaram suas dívidas.
Anúncios da época da escravidão mostram por que o Brasil precisa acertar as  contas com o passado
10



     Os filhos dos escravos eram incorporados a família do senhor, mas com um status inferior, aos escravos não se aplicava a norma de divisão sexual do trabalho, tanto homens ou mulheres faziam todas as tarefas.
Casal de Escravos em uma Fazenda” Ilustração de Johann Moritz Rugendas 1823  #brasilimperio #historia… | Women in history, African american artist,  African diaspora
Negro e negra em uma fazenda, obra de Johann Moritz Rugendas. 
11
 PORTUGUESES NO CONGO  
    No século XV os portugueses iniciaram a exploração do litoral africano em busca de metais preciosos e uma nova rota comercial para as Índias, em 1483 o navegador e explorador português Diogo Cão entrou em contato com o Reino do Congo.
O cão que fuma...: Padrão criado por Diogo Cão
Diogo Cão chegando ao Congo e instalando um padrão português.
12
    Vários chefes locais congoleses se aliaram aos portugueses que tinham maior poder militar e se converteram ao cristianismo. Em 1489 o manicongo (rei do Congo) se converteu ao cristianismo e estabeleceu a religião a todo o reino.
Nzinga a Nkuwu mais conhecido como rei João I do Congo, governou de 1470 até 1501, sendo o primeiro soberano cristão.
13
     O contato com os portugueses provocou grandes mudanças ao longo dos próximos séculos na sociedade, política e economia congolesa. A capital mudou seu nome para São Salvador do Congo.
Catedral de São Salvador do Congo
14
    Durante o século XVI a grande demanda por mão de obra escrava para ser levada para as colônias portuguesas, ampliou o comércio de pessoas escravizadas no Reino de Congo e trouxe riqueza, poder e prestígio aos chefes locais.
Portal da Cultura Afro-Brasileira
Escravos africanos sendo levados a um porão de um navio negreiro.
15
    O reino passou a ser dependente economicamente e das armas fornecidas pelos portugueses, a busca por novos escravos intensificou a guerra com os povos vizinhos.
Viagem e Missão no Congo, de Fr. Rafael de Castelo de Vide (1780 – 1788)  (Fim)
Missionário católico e os povos do Congo.
16
    Ainda no final do século XVI o número de escravos passou a ser maior do que de pessoas livres no Reino do Congo e praticamente toda a produção do reino estava atrelada ao sistema de escravidão.
reinodocongo
Cenas cotidianas dos escravos.
17
 DECADÊNCIA DO CONGO 
    No século XVII começaram a existir conflitos e disputas por áreas de influência entre os portugueses e os congoleses que começaram ficar descontentes com a interferência lusitana sobre o reino, chegando a uma guerra declarada contra Portugal.
Diogo I do Congo, rei de 1545 até 1561, ele chegou a expulsar os portugueses.
18
    Os congoleses chegaram a se aliar aos holandeses que ocuparam Angola por um pequeno período, mas com a volta dos portugueses o Reino do Congo travou uma nova guerra no século XVIII, mas foi derrotado e tornou-se vassalo do Reino de Portugal.
PORTUGUESES NO CONGO: ALIANÇA E OPRESSÃO – TOK de HISTÓRIA
19
     A maioria dos escravos trazidos para o Brasil tem origem banta, da região de Angola e Congo.
Tráfico de escravos na Bacia do Congo
Tráfico de escravos pela bacia do rio Congo.
20
historiaemquadrinhos

Vídeos - CLIQUE AQUI
Esquema resumido - CLIQUE AQUI