Povos Africanos: Gana e Mali

  • Em torno do Saara
  • Gana: um grande império
  • O poderoso Império do Mali

    A África é um continente que abriga populações, sociedades e histórias diversificadas e complexas, assim estudos arqueológicos, linguísticos e  de história oral podem desvendar o passado desses diversos povos.
África - História, características do continente, países, população e  idiomas
01
 EM TORNO DO SAARA   
    Até pelo menos 3.000 a.C., o Saara era uma região habitada por povos pastores e agricultores, mas constantes secas levaram a desertificação e por volta do ano 1.000 a.C. a região tornou-se um grande deserto.
Deserto do Saara: localização e características - Toda Matéria
Deserto do Saara e as caravanas de camelo.
02
    O sul do Deserto do Saara recebeu várias nomenclaturas durante os séculos, a partir do século VII a região passou a ser chamada de Sahel palavra árabe que significa costa ou fronteira.
Mapa Político De Maghreb E De Sahel Ilustração do Vetor - Ilustração de  maghreb, sahel: 47920053
Mapa africano destacando o Magreb (norte da África) e o Sahel.
03
    No século XV conforme relatos de viajantes, os árabes passaram a designar o sul do Saara habitada por africanos negros de Bilad Al-sudan que significa “terras dos negros” – Sudão – assim sudaneses eram um grupo de povos com etnia ou língua e sociedade bem diversificada.
Eleições 2020: Partidos refletem baixa representação de negros
04
    Na região do Saara ainda temos a revolução do camelo, introduzido pelos egípcios como animal de carga e de montaria nas regiões desérticas pelos povos bérberes, que se transformaram em grandes comerciantes na região. 
AS DUNAS DE ERG CHEBBI NO DESERTO DO SAARA - Um Pouquinho de Cada Lugar
Povos berberes
05
GANA: UM GRANDE IMPÉRIO
    Na parte ocidental do Sudão formou-se um dos maiores impérios negro-africanos como Gana que começou a surgir no século IV como um Estado centralizado, com a capital de mesmo nome e o título do soberano absoluto também se denominava Gana que significa “senhor da guerra”.
Reinos africanos - Aula de História para o Enem e vestibulares
Império de Gana
06
    O Reino de Gana se organizou para defender-se de povos do deserto que atacavam a região e ficou conhecido como um reino que controlava o comércio de ouro na região do Saara.
Gana ultrapassa a África do Sul como maior produtor de ouro de África
Ouro
07
    Controlando o comércio de ouro o Império de Gana empreendeu ataques conquistando populações, cidades, aldeias e reinos vizinhos, impondo o pagamento de tributos e controlando entrepostos comerciais importantes.
Grupos étnicos do Sahel.
08
    No processo de fortalecimento do Império de Gana outra mercadoria ganhou também destaque e valor, o comércio de escravos, principalmente após a ocupação muçulmana na África ocidental. O auge do poder de Gana ocorreu entre os séculos IX e X.
Escravidão Africana – contexto, como ocorreu e o destino dos cativos
Escravos sendo transportados na África.
09
    A expansão muçulmana no norte da África foi avassaladora e os povos berberes que habitavam as regiões do Saara também se converteram ao islamismo e passaram a ser chamados de almorávidas (berberes islamizados).
160 Traditional Berber Carpets Sale Morocco Photos - Free & Royalty-Free  Stock Photos from Dreamstime
Povos berberes são conhecidos como grandes artesãos de tapetes.
10



    Os almorávidas conquistaram todo o Magreb (norte da África) e grandes áreas da Península Ibérica, conquistando grandes cidades como Sevilha e Granada.
O Reino dos Almorávidas tinha a capital em Marraquexe no atual Marrocos. 
11
    Contingentes islâmicos juntaram-se com almorávidas e atacaram o Império de Gana que já fragilizado foi derrotado, a capital foi tomada e saqueada por volta em 1077 e os almorávidas ocuparam a região.
Moeda de ouro dos almorávidas (dinar) do século XIII.
12
 O PODEROSO IMPÉRIO DO MALI    
    O reino ficou conhecido como Mandinga ou Mali e localizava-se ao sul de Gana, no início era composto por povos caçadores que trabalhavam em terras comunitárias. Os primeiros lideres tinham o título de simbon que significa mestre-caçador.
O Império Mali | Impérios africanos, Ilustração de guerreiros, História da  áfrica
Líder do povo malinês.
13
    No Mali a produção aurífera era grande, gerando grande riqueza ao rei local, em pouco tempo também ocorreu uma expansão territorial dos malineses esse fato deu-se de forma simultânea com a islamização do reino por volta do século XIII e sua vinculação a rotas comercias do Saara.
Sankoré Mosque, Timbuktu photo - Brian McMorrow photos at pbase.com
Universidade de Sankore, também considerada uma mesquita ou madraça (um centro de estudos islâmicos).
14
    O Império Mali teve um longo período de duração e hegemonia regional entre os séculos XIII e XV.
África Medieval - 7º Ano (2017)
15
    Foi no Mali que estudiosos revelam que viveu o homem mais rico de todos os tempos, o rei Mansa Mussa que governou Mali de 1312 até 1337. Ele fez uma caravana até Meca e por onde passava distribuía ouro, um exemplo que Mussa doou tanto ouro para as pessoas pobres no Egito, que resultou em uma inflação que durou vários anos, estima-se sua fortuna entrasse na casa dos trilhões de dólares atuais.
Iluminura do Atlas Catalão representando Muça I (Mussa).
16
    No século XVI diante de disputas internas pela sucessão ao trono fragilizam o Império do Mali, no século seguinte o império acabou fragmentado.
Aventuras na História · Mansa Musa: a pessoa mais rica que já existiu na  história
A forma de sucessão não era bem clara no Mali, o que resultava em conflitos internos.
17
      Ainda no século XV surgiu um novo reino, o Reino de Songhai que acabou se fortalecendo na região e impôs sua hegemonia, lembrando que esse novo império era governado por uma elite que seguia com rigor os preceitos islâmicos.
Império Songai – Wikipédia, a enciclopédia livre
Mapa em verde o Império Songai.
18
    Songhai foi o último Estado mercantil negro do Sudão Ocidental e devido aos governos autoritários e muitas vezes hostis entrou em conflito com os povos muçulmanos que viviam na região do atual Marrocos.
Ascensão e queda do Império africano de Songhai
Guerreiros songhais
19
    Além disso, com as Grandes Navegações os portugueses começaram abrir rotas comerciais na costa africana como em Arguim (atual Mauritânia), tudo isso contribuiu para sua queda em importância e seu fim em 1591. Os principais produtos comercializados nessa época eram ouro, marfim e cada vez mais escravos.
Lenda de Arguim
Caravela portuguesa
20
historiaemquadrinhos

Vídeos - CLIQUE AQUI
Esquema resumido - CLIQUE AQUI