Mesopotâmia Antiga: de Hamurabi até as invasões persas

  • Povos mesopotâmicos: amoritas ou babilônicos
  • Povos mesopotâmicos: os assírios
  • Povos mesopotâmicos: caldeus ou neobabilônicos
  • Invasão e domínio persa

POVOS MESOPOTÂMICOS: AMORITAS OU BABILÔNICOS    
    A história dos amoritas se confunde com a história da cidade da Babilônia, situada a margens do rio Eufrates à 75 km da moderna Bagdá, capital iraquiana. Sua localização, em uma rota privilegiada de comércio, fez dela um grande centro comercial frequentado por vários povos.
Vista parcial das ruínas da antiga cidade de Babilônia.
01
    A cidade passou a ter grande prestígio sendo a capital do Primeiro Império Babilônico, que teve como fundador o rei Samuabum por volta de 1.830 a.C.
Lagas – Wikipédia, a enciclopédia livre
Extensão do Primeiro Império Babilônico.
02
    Mas foi durante o reinado de Hamurabi que governou de 1.728 a.C. até 1.686 a.C. que o império chegou ao seu maior esplendor. Buscando melhor administrar, Hamurabi lançou o primeiro código de leis escrito conhecido.
Rei Hamurabi a direita frente ao deus Madruk (estima-se), baixo temos o Código de Hamurabi em uma estela (placa de pedra).
03
    O Código de Hamurabi tinha o objetivo de disciplinar o Império, centralizado e despótico, com dispositivos a respeito de praticamente todos os aspectos da vida e sociedade babilônica; família, comércio, justiça, entre outros aspectos.
Tabuleta de terracota onde encontra-se o Código de Hamurabi.
04
    O código é baseado no “principio do Talião” dos sumérios, cuja máxima era “olho por olho, dente por dente”, abaixo alguns exemplos:
  • “Se um filho agredir seu pai com as mãos, terá sua mão cortada”.
  • “Se um homem roubar um boi, uma ovelha, um asno, um porco ou um barco e esses bens pertencerem a um templo ou a um palácio, o ladrão terá que devolver trinta vezes o valor roubado”.
  • “Se um construtor edificou uma casa para um homem livre, sem dar solidez à sua obra, e a casa desabou matando o proprietário, então esse construtor será morto”.
05
  • “Se a casa desabou matando o filho do proprietário, então o filho do construtor também será morto”.
  • “Se a casa desabou matando um escravo do proprietário, então o construtor dará outro escravo ao dono da casa”.
Stele mit dem Codex Hammurapi im Louvre, Vorder- und Rückseite
Estela com o Código de Hamurabi.
06
    Após a morte de Hamurabi o império enfraqueceu e sofreu ataques de vários povos que dominavam novas tecnologias bélicas e guerreavam a cavalo, os hititas e os cassitas dominaram a região mesopotâmica por volta de 1600 a.C. Tempos depois em 1.300 a.C. os assírios tomaram a região e formaram um novo império.
Zigurate de Dur-Curigalzu, capital do Império Babilônico sob mando da dinastia dos cassitas.
07
POVOS MESOPOTÂMICOS: OS ASSÍRIOS    
    Os Assírios eram um povo originário do norte da Mesopotâmia, local onde passaram diversos povos, assim com seguidas disputas militares, os assírios se tornaram um povo tradicionalmente militarista e violento.
Baixo-relevo onde o rei Sargão II em 710 a.C. observa em sua carruagem real sob uma sombra um ataque assírio a uma cidade.
08
    Formou um exército profissional e bem treinado, usava armas de ferro, carros de guerra e cavalos, inclusive instituindo o serviço militar obrigatório.
Relevo assírio representando soldados a cavalo e a camelo durante uma batalha.
09
    Os assírios lançaram uma forte política expansionista, impunham a dominação pela força conquistando uma grande área do atual Oriente Médio, tomando a Babilônia, a Síria, a Palestina e o Egito.
Em verde Império Assírio em sua máxima extensão.
10


    A capital do grandioso Império Assírio foi a cidade de Nínive, localizada ao norte do atual Iraque.
Monumentos de Nínive, obra de Austen Henry Layard (1853).
11
    O rei assírio que obteve grande destaque foi Assurbanípal, ele ficou conhecido por criar uma das maiores bibliotecas do mundo antigo, a Biblioteca de Nínive. 
Parte da Biblioteca de Nínive sendo uma coleção de milhares de placas em argila contendo textos em escrita cuneiforme sobre vários assuntos.
12
    As rebeliões constantes, promovidas pelos povos dominados, enfraqueceram o Império Assírio. No ano de 612 a.C. o povo caldeu atacou e destruiu a cidade de Nínive, na chamada Batalha de Nínive ou Queda de Nínive, era o fim do grandioso império, assim os caldeus formaram o Segundo Império Babilônico. 
Antiga escultura, criada pelos assírios no século IX a.C., retrata o rei Ashurnasipal com um servo
Rei assírio Assurbanípal a esquerda com um servo.
13
POVOS MESOPOTÂMICOS: CALDEUS OU NEOBABILÔNICOS
    Os caldeus conquistaram a região e reconstruíram a cidade da Babilônia, elevando a cidade novamente ao esplendor como capital do Segundo Império Babilônico que existiu de 626 a.C. até 539 a.C.
Império Neobabilônico.
14
    Os caldeus também são chamados de neobabilônicos, o apogeu do Império deu-se sob o comando do rei Nabucodonosor II que governou de 604 a.C. até 562 a.C. conquistando a Assíria, parte da Fenícia, Síria e o Reino de Judá. 
Nabucodonosor
Rei Nabucodonosor II.
15
    Foi durante esse período que Jerusalém foi arrasada e conquistada pelos neobabilônicos, e Zedequias, o rei de Judá, foi levado preso, da mesma forma o povo hebreu (judeu) foi levado como escravo para a Babilônia, no episódio conhecido como Cativeiro na Babilônia que é lembrado na Bíblia.
Portal EBD - Lição 12 - Jovens e Adultos - Betel - Judá é levado para o  cativeiro da Babilônia II
Hebreus sendo levados para a Babilônia.
16
    O rei Nabucodonosor II construiu grandes obras públicas, destacando-se os Jardins Suspensos da Babilônia e a Torre de Babel.
♡ ♤ ✿⊱╮☼ ☾ PINTEREST.COM christiancross ☀❤•♥•*[†]⁂ ⦿ ⥾ ⦿ ⁂ ::::Hanging  gardens of Babylon … | Gardens of babylon, Hanging garden, Ancient babylon
Ilustração sobre os Jardins Suspensos da Babilônia.
17
    Além disso, a cidade da Babilônia tinha grandes palácios e portais, como o Portão de Ishtar construído em 575 a.C.
Ishtar Gate | gate, Babylon, Mesopotamia | Britannica
Portão de Ishtar, que era localizado na cidade da Babilônia.
18
INVASÃO E DOMÍNIO PERSA
    O Império Neobabilônico não teve longa duração e entrou em declínio após a morte de Nabucodonosor, sendo atacado pelos persas em 539 a.C.
Estandarte persa do Rei Ciro, o Grande conquistador de vastas áreas de terra para o seu Império Aquemênida.
19
    A região mesopotâmica passou a ser governada pelo rei persa Ciro I, também conhecido como Ciro, o Grande que conquistou a região. Nessa mudança de controle os hebreus foram libertados e puderam voltar e repovoar a região da Jerusalém.
Maquete sobre Jerusalém antiga, na imagem o Segundo Templo de Jerusalém construído por volta de 516 a.C.
20
historiaemquadrinhos

Vídeos - CLIQUE AQUI
Esquema resumido - CLIQUE AQUI