Mesopotâmia Antiga: do surgimento até a Babilônia


  • Antiguidade Oriental
  • Mesopotâmia: características gerais
  • Povos mesopotâmicos: sumérios 
  • Povos mesopotâmicos: acádios

ANTIGUIDADE ORIENTAL
    A partir da Revolução Neolítica e a sedentarização, formaram-se as primeiras civilizações, dando destaque para o Crescente Fértil, uma região com importantes rios que levaram a construção do Egito Antigo (Rio Nilo), Mesopotâmia (rio Tigre, rio Eufrates), Persas, Hebreus e Fenícios (Rio Jordão). O clima semiárido e desértico da região explica a preferência das populações em viver próximas a esses vales.
Mesopotâmia: características, localização, mapa - Toda Matéria
01
                                            MESOPOTÂMIA: CARACTERÍSTICAS GERAIS
     A palavra Mesopotâmia, foi o nome dado pelos gregos às terras do Oriente Médio cortadas pelos rios Tigre e Eufrates, que nascem nas montanhas da Armênia e desaguam no Golfo Pérsico.
A geopolítica da água na região - clubedaluluzinhacinco
Mapa atual da região mesopotâmica.
02
    A região é cercada por montanhas e desertos e na maioria do ano sofre com estiagens, além de ter uma pobre vegetação, mas o aproveitamento das águas dos rios, por meio do trabalho coletivo, levou a Mesopotâmia transformar-se em um polo de atração para diferentes povos.
Agropecuária- O que é, história, evolução e classificações
03
    Devido ao solo fértil da região e o privilégio geográfico para atividades comerciais, a Mesopotâmia não foi uma civilização homogênea, pelo contrário, esses povos em disputa pelo controle da região formaram uma cultura bastante heterogênea. Atualmente a maior parte do território mesopotâmico é ocupado pelo atual Iraque.
Ruinas em Nippur.
04
    A base da economia mesopotâmica era a agricultura e a pecuária, sendo que nos primeiros tempos não havia a cunhagem de moedas. Com o tempo a agricultura de subsistência passou a se transformar gerando um excedente e movimentando o comércio, assim exportava-se cereais, instrumentos de metal e tecidos, principalmente para a Pérsia e a Índia.
O Código de Hamurabi - A economia na Babilônia - Apaixonados por História
A utilização da irrigação foi comum na Mesopotâmia.
05
    A formação política da Mesopotâmia era constituída de Cidades-Estados independentes, com leis e costumes próprios, governadas por um chefe supremo, um Rei ou Patesi que exercia a autoridade política e religiosa (Monarquia Teocrática).
Capacete de ouro do rei de Ur, Meskalamdug por volta de 2600–2500 a.C.
06
    Na Mesopotâmia ocorreu a primeira unificação política por volta de 2.270 a.C. quando o rei Sargão, o Grande, do povo acádio unificou toda região formando um grande Império Acádio. Era o início do Despotismo Oriental.
Cabeça de bronze que se presume ser do rei Sargão da Acádia, governou por volta de 2.335 a.C. até 2.215 a.C.

07
    A organização social no território mesopotâmico tem algumas alterações ao longo dos séculos, mas basicamente:
  • O topo da pirâmide cabe aos os nobres, sacerdotes e funcionários do Estado.
  • A camada intermediária e mais numerosa estão os camponeses, artesãos e comerciantes.
  • Na base da pirâmide, os escravos que eram prisioneiros de guerra ou pessoas que não conseguiram pagar as suas dívidas. 
08
    Na religião, os mesopotâmicos eram politeístas e seus deuses possuíam forma e sentimentos humanos. Cada cidade possuía um deus protetor que era transformado em deus supremo quando a cidade protegida por ele se tornava capital de um império. 
Desenho representando à Marduk e o seu dragão Musussu em documentos babilônicos.
09
   Quando os babilônicos constituíram impérios, por exemplo, o deus Marduk foi a principal divindade. Abaixo algumas divindades mesopotâmicas:
  • Marduk: deus protetor da Babilônia.
  • Inana ou Ishtar: deusa do amor e da fertilidade.
  • Shamash: deus do Sol e da justiça.
  • Anu ou Am: deus do céu.
Deusa Inana (Ishtar) num selo acadiano, 2.350-2.150 a.C. 
10


    O zigurate era a construção que abrigava a sede de governo, religiosa e econômica da cidade. As mais conhecidas na história foram a Torre de Babel e os Jardins Suspensos da Babilônia.
Torre de Babel, obra de Bruegel, o Velho (1563), a torre foi construída a mando do rei Nabucodonosor.
11
    Grandes conhecedores da matemática, eles desenvolveram estudos de geometria e álgebra, bem como estudos de astronomia. Criaram a astrologia e a escrita cuneiforme tendo como grande legado o Código de Hamurábi e a Epopeia de Gilgamesh. 
Mesopotâmico venerando um deus.
12
POVOS MESOPOTÂMICOS: OS SUMÉRIOS
    Os Sumérios são a mais antiga civilização da Mesopotâmia estima-se que se formaram por volta de 4.000 a.C. e tiveram importância até por volta de 2.000 a.C. Organizaram-se politicamente em cidades-Estado independentes, muitas consideradas as primeiras cidades conhecidas como Ur, Uruk, Lagash, Eridu e Nippur
Mapa da região mesopotâmica.
13
    Os sumérios criaram a escrita cuneiforme, feita a partir do emprego de cunhas que imprimiam sinais em placas de argila úmidas ou diretamente em pedras. A obra suméria O Mito de Gilgamesh é considerado o primeiro texto literário da história. 
Nota de venda de um escravo do sexo masculino, tabuleta suméria, por volta de 2.600 a.C.
14
    Criaram também a divisão do calendário em doze meses, a divisão do dia através de horas, minutos e segundos. Eram politeístas e construíram grandes zigurates
Zigurate de Ur, fachada reconstruída. (atual Iraque).
15
    As cidades-Estado sumérias eram independentes umas em relação às outras, o que acabou provocando disputas entre elas e um consequente enfraquecimento.
Estátua de Gudea, governante de Lagaxe (Lagash) entre 2.144 a.C. até 2 124 a.C.
16
POVOS MESOPOTÂMICOS: ACÁDIOS    
    Aproveitando-se das disputas entre as cidades sumérias, o rei de Acad, Sargão, o Grande por volta do ano de 2.350 a.C. promoveu a unificação de todas as cidades-Estado acadianas e sumérias em um único império, criando o Império Acádio.
Império Acádio
17
    O fundador do Império Acádio, Sargão, o Grande ou Sargão da Acádia passou a se denominar “rei das quatro regiões do mundo”.
Selo cilíndrico do escriba Calqui, mostrando o príncipe Ubil-Estar, provável irmão de Sargão.
18
    Os acádios durante seu império acabaram por absorver a cultura suméria.  Um exemplo é O Mito de Gilgamesh, que chegou até os dias atuais porque foi preservado e escrito em acádio em uma tábua.
Possível representação de Gilgamés ou Gilgamesh como Mestre dos Animais, agarrando um leão no seu braço esquerdo e uma cobra na mão direita.
19
    Por volta de 2000 a.C., os amoritas conseguiram derrubar o Império Acadiano e fundaram a cidade da Babilônia, cidade que passaria a ser a mais importante de toda a Mesopotâmia.
Reconstrução computadorizada de como seria a antiga Babilônia.
20
historiaemquadrinhos

Vídeos - CLIQUE AQUI
Esquema resumido - CLIQUE AQUI