Regime Militar: governo Médici e o milagre econômico

 

  • Governo Médici (1969-1974) 

GOVERNO MÉDICI (1969-1974)    
    Emílio Garrastazu Médici, general gaúcho, apoiou o Golpe Militar em 1964 quando era chefe da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e de 1967-1969 foi o chefe do SNI – Serviço Nacional de Informações. Pertencente a linha-dura do Exército, seu nome foi aprovado pelo Congresso Nacional recebendo 293 votos, 85 congressistas se abstiveram ou não compareceram.
D:\meus documentos\Historia imagens mapas etc\8 série\regime militar 1964-1985\69-74 gov medici\398px-Garrastazu_médici.jpg
Presidente Médici
01
    O governo Médici ficou conhecido como o auge da repressão política por vezes é lembrado como os “Anos de Chumbo” devido ao aparato de tortura, censura e perseguição esteve a todo vapor, apoiado na legislação já que a Emenda Constitucional nº 1 de 1969 incluiu o AI-5 na constituição. Nas eleições de 1970 para a Câmara dos Deputados e Senado, resultou em ampla vitória para o partido do governo, a ARENA, além disso o país vivia o “milagre econômico”.
Capa da Revista Veja. Marighella era o inimigo número 1 da Ditadura Militar.
02
    A Guerrilha do Araguaia foi totalmente eliminada em 1974, a guerrilha urbana era o que levavam a maior preocupação do governo federal e os órgãos de repressão. Para obter informações praticamente institucionalizou a tortura como meio de obter confissões dos principais presos políticos.
A repressão » Caminhos da Resistência
Pau de arara, um dos métodos praticados como tortura no Brasil durante os Anos de Chumbo.
03
    Carlos Marighela foi morto em novembro de 1969 em emboscada organizada pela repressão. Além de ataques a empresas e a bancos, a principal ação das organizações clandestinas em especial a VPR – Vanguarda Popular Revolucionária agora com Carlos Lamarca, foi o sequestro de outro embaixador, o suíço Giovanni Bucher em troca de 70 presos políticos.
Presos políticos libertados com destino o Chile.
04
    A VPR ainda tentou instalar-se no Vale do Ribeira (SP) uma guerrilha sem sucesso, o principal líder do grupo naquele momento era Carlos Lamarca que foi perseguido e morto no interior da Bahia em 1971 graças a informações de um agente do DOPS infiltrado. 
Terra - 40 anos da morte de Carlos Lamarca
Carlos Lamarca, imagem acima juntamente com Marighella eram as duas figuras mais perseguidas naquele momento.
05
     Com o aumento da repressão e radicalização política, a Igreja começa a contestar o uso da violência por parte do governo, iniciando a partir de 1968, uma postura mais voltada para as camadas sociais, menos favorecidas e a defesa dos direitos humanos.
Para CNBB, Reforma da Previdência “escolhe o caminho da exclusão social” |  Cimi
CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
06
    Enquanto isso, a economia o Brasil passava a destacar-se no cenário internacional, o chamado “milagre econômico” com um crescimento na faixa de 10% ao ano do PIB entre (1969-1974). Em 1970 ocorreu a última fase da política econômica que estabilizou a moeda, sendo relançado o Cruzeiro (Cr$).
Nota Brasileira de 100 Cruzeiros: Colecção de notas da América do Sul da  Robyn… | Notas, Cedulas brasileiras, Moedas brasileiras
Cem cruzeiros lançados em 1970. Homenagem a Floriano Peixoto.
07
    Nesse momento temos a internacionalização da economia brasileira, com sua plena abertura ao capital estrangeiro, o Brasil passou a ter facilidade de acesso ao crédito, assim teve-se o endividamento externo para obtenção da tecnologia estrangeira e na concentração de renda para criar um mercado consumidor.
Propaganda de um televisor Semp Toshiba.
08
    Ocorre uma explosão na produção e comercialização de itens eletroeletrônicos, automóveis, roupas, etc, são abertos os primeiros shopping centers e grandes redes de lojas varejistas. Uma maior expansão nas telecomunicações (Sistema Telebrás), do sinal de televisão e as propaganda de produtos e serviços pela televisão juntamente com a oferta de crédito aos consumidores são fatores importantes.
14 grandes lojas que fecharam as portas em São Paulo | VEJA SÃO PAULO
Loja da Mappin em São Paulo nos anos 1970.
09
    O Brasil renegociou a dívida externa e buscou recursos para financiar obras, além disso incentivou as empresas produtoras de bens duráveis, a produzir para exportar, assim essas empresas são as que mais crescem, contudo os salários baixos não tem aumento proporcional ao “milagre econômico”. 
50 anos do AI-5: Os números por trás do 'milagre econômico' da ditadura no  Brasil - BBC News Brasil
Dívida externa passou de 5 bilhões (1970) para 104 bilhões em 1985.
10



    O governo Médici tendo como ministro da Fazenda Antônio Delfim Neto lançou o I PND - Plano Nacional de Desenvolvimento com objetivos de investimento no setor de transportes, telecomunicações, investimentos em ciência, tecnologia, expansão das indústrias naval, siderúrgica e petroquímica. 
Delfim Netto, ditadura e democracia | Acervo
Delfim Neto, o ministro da Fazenda durante o “milagre econômico”.
11
    Nos transportes, investimentos em pavimentação e construção de grandes obras (“obras faraônicas”) como a Ponte Rio-Niterói e a construção da Rodovia Transamazônica, além de incentivar empresas automobilísticas. No setor de energia criou a primeira usina nuclear a Angra I e firmou o Tratado de Itaipu com o Paraguai para a construção da Itaipu, maior usina hidrelétrica do mundo na época.
Ponte Rio-Niterói inaugurada em março de 1974.
12
     No setor de telecomunicações criou-se a Telebrás - Telecomunicações Brasileiras S.A, que controlava todo o setor de telefonia com empresas subordinadas em cada estado. Na educação destacou-se o MOBRAL - Movimento Brasileiro de Alfabetização, que tinha o objetivo de proporcionar a jovens e adultos condições básicas de leitura, escrita e cálculo.
D:\meus documentos\Historia imagens mapas etc\8 série\regime militar 1964-1985\69-74 gov medici\imagesCA3I3G0O.jpg
Poster do MOBRAL o país tinha 33% de analfabetos em 1970, reduziu para 19% em 1991.
13
    Criado em 1970 o PIS (Programa de Integração Social) para funcionários da iniciativa privada e administrado pela Caixa e o PASEP (Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público), administrado pelo Banco do Brasil. Além disso, o Projeto Rondon com objetivo de promover através da colaboração de universitários voluntários e professores a realização de atividades sociais em áreas de difícil acesso e carentes do país.
Carteira de Trabalho que faz parte da proteção do trabalhador juntamente como o PIS e o PASEP.
14
    Em 1970 é fundado o INCRA - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, mas pouco se preocupou com a reforma agrária. Ainda no governo Médici criou-se a Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária com objetivo de estudo para aumento de produção agrícola, além disso promoveu acesso a crédito para aquisição de maquinário agrícola. 
D:\meus documentos\Historia imagens mapas etc\8 série\regime militar 1964-1985\69-74 gov medici\logo_incra.jpg
INCRA
Logotipo da Embrapa
15
    A Petrobras inaugurava em 1972 uma nova refinaria de petróleo em Paulínia/SP. O governo orgulhava-se dos feitos, até porque o Brasil chegava a ser a 10º maior potência capitalista, assim a propaganda do governo intensificou-se nas mídias da época com slogans, músicas e vitórias.
A ditadura militar brasileira entre memórias e contradições | Blog do  Fabrício
Campanha da Semana da Pátria no início dos anos 1970.

Slogan muito conhecido na época.
16
    A vitória do Brasil na Copa do Mundo de 1970 e o tricampeonato é um exemplo da utilização de uma vitória esportiva para a promoção do nacionalismo e consequentemente do governo.
Brasil na Copa de 1970: A seleção que 'presenteou' a ditadura com uma taça  | Esportes | EL PAÍS Brasil
Presidente Médici (dir.), levantando a Taça Jules Rimet com o capitão do tricampeonato de 1970, Carlos Alberto Torres.
17
    A musica promovida para a Copa de 1970: Pra Frente Brasil autor Miguel Gustavo e uma música visando os jovens Eu te amo, Meu Brasil com interpretação Os Incríveis ganhou destaque naquele momento.
Os Incríveis - Eu Te Amo Meu Brasil (1970, Orange Label, Vinyl) | Discogs
Disco de 1970 do grupo Os Incríveis.
18
    Apesar de todo crescimento econômico, o Brasil ainda continuava bem desigual e com dificuldade de acesso à saúde, à educação e habitação.
Questões UEMA 2015 - Estuda.com ENEM - O maior site de questões para o ENEM  e Vestibulares do Brasil
Crítica ao “milagre econômico”.
19
    No final do governo Médici, o “milagre” já dava sinais de esgotamento, já que no exterior a crise do petróleo em 1973, triplicou o valor do barril de petróleo, sendo que o país dependia do petróleo importado, já que 80% dos combustíveis consumidos no Brasil vinham do exterior naquela época.
Tabela sobre o preço do petróleo 1973-1974.

Primeira crise do Petróleo - História - InfoEscola
Charge criticando o aumento do preço dos combustíveis.
20
historiaemquadrinhos

Vídeos - CLIQUE AQUI
Esquema resumido - CLIQUE AQUI