Grécia Antiga: deuses, jogos olímpicos e conflitos

  • Deuses do Olimpo
  • Jogos Olímpicos da Grécia Antiga
  • Esparta: a pólis guerreira
  • Guerras e o fim do mundo grego

    Nessa segunda parte, além dos deuses e os Jogos Olímpicos realizados na Grécia Antiga vamos ver como as cidades-Estados independentes acabaram por se enfraquecer e sucumbiram frente ao exército macedônico, contudo a cultura helenística permaneceu chegando até a atualidade.
Ναός Αθηνάς Νίκης - More Greece
Ruinas do Templo de Atena Nike na Acrópole de Atenas.
01
DEUSES DO OLIMPO
    Os deuses gregos segundo a mitologia viviam no monte Olimpo, a maior montanha da Grécia e estavam sempre em banquetes, bebendo néctar e discutindo os problemas do Céu e da Terra, o principal deus era Zeus, o deus supremo para os gregos e guardião da ordem, dos juramentos, senhor dos raios e dos fenômenos atmosféricos.
Ficheiro:Jupiter Smyrna Louvre Ma13.jpg
Zeus encontrado na cidade grega de Smyrne na Anatólia e restaurado no século XVII.
02
    Como eram politeístas, os helenos tinham uma gama grande de deuses além de Zeus:
  • Atena: deusa da sabedoria, das artes e da guerra.
  • Afrodite: deusa da beleza e do amor.
Ficheiro:Athena Varvakeion - MANA - Fidias.jpg
Atena, cópia muito reduzida da Atena Parteno de Fídias, século III a.C. Museu Arqueológico Nacional de Atenas.
03
  • Poseidon: deus do mar, era irmão de Zeus.
  • Hades: deus da vida após a morte, do mundo subterrâneo, era irmão de Zeus.
  • Apolo: deus do Sol, da cura, da adivinhação, da música, era filho de Zeus.
  • Dionísio: deus da videira e do vinho.
  • Hera: rainha dos deuses, irmã e esposa de Zeus.
  • Deméter: deusa da agricultura, da natureza e das estações do ano.
  • Hefesto: deus do fogo e da metalurgia.
  • Hermes: mensageiro dos deuses e deus do comércio.
File:Poseidon sculpture Copenhagen 2005.jpg
Poseidon e seu Tridente, escultura no porto de Copenhagen na Dinamarca.
04
  JOGOS OLÍMPICOS DA GRÉCIA ANTIGA 
    Os Jogos Olímpicos passaram a ser realizados em honra aos deuses do Olimpo, eles ocorriam na cidade de Olímpia, nas proximidades ao templo de Zeus, o registro material mais antigo de um Jogo Olímpico realizado, data do ano de 776 a.C. 
Temple of Zeus at Olympia | The Olympieum, or Temple of Olym… | Flickr
Representação gráfica do Templo de Zeus em Olímpia construído em V a.C.
05
    Durante os Jogos Olímpicos, as disputas e guerras entre as cidades gregas cessavam, os gregos (helenos) viam as Olímpiadas com sentido religioso e cívico. A principal prova era o pentatlo (lançamento de disco, lançamento de dardo, salto em distância, corrida de 200 metros e a luta grega).
Ficheiro:SFEC BritMus Roman 021-2.jpg
Réplica em mármore do Discóbolo, escultura original do grego Míron representando o lançador de disco, momentos antes do lançamento.
06
  ESPARTA: A PÓLIS GUERREIRA  
    Algumas cidades-Estados rivalizavam contra o poderio de Atenas, a principal foi Esparta localizada na Península do Peloponeso, era uma cidade com um governo oligárquico e militarista. O objetivo era que seus cidadãos se tornassem soldados bem treinados e obedientes as leis e a autoridade.
Esparta: 12 fatos sobre a vida e a sociedade espartana - HiperCultura
Mapa com a localização de Esparta e Atenas.
07
    As três principais classes sociais eram: os esparciatas que eram os cidadãos espartanos, eles eram os proprietários das terras e dedicavam sua vida a cargos públicos ou ao exército. A segunda classe eram os periecos que eram homens livres e se dedicavam ao comércio, artesanato e alguns a agricultura e por fim os hilotas viviam presos a terra e eram duramente explorados pelos esparciatas, donos das terras.
Aulas On-Line de História
08
    Esparta era governada por dois reis que tinham funções militares, religiosas e administrativas. Ainda existia a Gerúsia que era um conselho de anciãos formado pelos dois reis e mais 28 esparciatas com mais de 60 anos, esse órgão tinha grande poder de decisão. Como o poder ficava concentrado em um grupo, sem abertura para todos os cidadãos, essa forma de governo passou a ser denominada de oligarquia.
Oligarquia - Dicio, Dicionário Online de Português
09
    Ainda existia uma assembleia popular que reunia todos os cidadãos (apenas esparciatas) maiores de 30 anos chamada de Ápela, que votava quem seriam os membros da Gerúsia e aprovava leis, mas o governo da cidade estava nas mãos do Conselho de Éforos que era formado por cinco éforos eleitos anualmente e colaboravam com os dois reis na chefia administrativa da cidade de Esparta.
Esparta e Atenas - Cola da Web
Organograma sobre a política e sociedade espartana.
10


    Na área da educação os meninos espartanos eram orientados pelo Estado a partir dos 7 anos de idade, eles recebiam instruções na arte militar, nos desenvolvimentos de artes marciais e na disciplina.
Educação espartana na Grécia Antiga - Estudo Prático
11
GUERRAS E O FIM DO MUNDO GREGO   
    O principal conflito no século V a.C. ocorreu entre gregos e persas, nas chamadas Guerras Médicas ou Guerras Greco-pérsicas, quando populações de colônias gregas na Anatólia com apoio de Atenas se revoltaram contra o Império Persa, mas em 494 a.C. os persas as derrotaram, contudo não conseguiram saquear Atenas.
Ficheiro:Greek-Persian duel.jpg
Um soldado persa (esquerda) lutando contra um hoplita grego (direita), mostrada numa cílice datada do século V a.C.
12
     Uma nova tentativa persa de ataque, levou a Atenas e Esparta se juntarem para formar uma defesa unificada, que foi chamada de Liga de Delos. Nesse período ocorreu a Batalha de Termópilas em 480 a.C. sendo que um dos confrontos da batalha foi em um desfiladeiro, onde 300 espartanos e outros soldados gregos seguraram o grande exército persa. 
скачать торрент триста спартанцев фильм 1962 - Prakard
Hoplitas espartanos
13
    No final do conflito Atenas chegou a ser saqueada, mas a frota ateniense derrotou a esquadra persa na Batalha de Salamina, assim Atenas conseguiu retomar seu esplendor durante o governo de Péricles quando ele buscou alianças à várias outras cidades gregas fornecedoras de cereais.
World Defence News: Hellenic Navy launched ancient trireme Olympias back to  sea
Réplica atual de um navio trirreme grego antigo, chamado Olympia.
14
    Não demorou muito para a cidade de Esparta se organizar e formar sua aliança política-militar, a Liga do Peloponeso que além de Esparta era composta pelas cidades de Corinto, Mégara e Tebas, que se opuseram ao domínio ateniense. 
Arquivo: Helmed Hoplite Sparta.JPG
Estatua de um hoplita, que acreditam ser do rei Leônidas I de Esparta.
15
    A Guerra do Peloponeso durou de 431 a.C. até 404 a.C. e desgastou a economia grega, no final a pólis guerreira de Esparta e sua aliança venceu o conflito, derrotada Atenas e seu projeto democrático se enfraqueceram.
File:Peloponnesian war alliances 431 BC.png
Em verde liga liderada por Esparta em laranja liderada por Atenas.
16
    Durante 30 anos Esparta influenciou a região, contudo iniciaram revoltas contra esse domínio, a cidade de Tebas que possuía um grande exército, passou a ser a grande rival de Esparta, reiniciando os conflitos entre as cidades.
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/8/83/Antigua_grecia.svg/800px-Antigua_grecia.svg.png
Mapa do sul da antiga Grécia.
17
    Aproveitando do enfraquecimento dos gregos, o rei da Macedônia Filipe II formou um poderoso exército e conquistou toda a Grécia Antiga de forma definitiva na Batalha de Queroneia no ano de 338 a.C.
Arquivo: Philip-ii-of-macedon.jpg
Rei Filipe II da Macedônia, busto na imagem é uma cópia romana do século I, do original grego.
18
    Filipe II da Macedônia tinha grande admiração pela cultura dos gregos, e adotou o grego como língua oficial e fez do filósofo Aristóteles preceptor de seu filho Alexandre, o Grande que herdou e conquistou ainda mais domínios territoriais na Ásia, Oriente Médio e norte da África.
File:Aristotle and alexander the great.jpg - Wikimedia Commons
A direita Alexandre, o Grande recebendo ensinamentos de Aristóteles (a esquerda).

Alexandre, o Grande, estatua nos Museus Arqueológicos de Istambul. Ele foi imperador macedônico de 336 a.C. até 323 a.C.
19
     Esse grande império e seus sucessores levaram a diante o conhecimento dos gregos, assim surgiu a cultura helenística, que foi a mescla entre a cultura grega clássica e as tradições orientais persas, egípcias e mesopotâmicas.
How powerful was the Macedonian Empire at its peak? - Quora
Extensão do Império Macedônico sob comando do imperador Alexandre, o Grande.
20
historiaemquadrinhos

Vídeos - CLIQUE AQUI
Esquema resumido - CLIQUE AQUI