Grécia Antiga: origens, política, sociedade e conhecimento

  • Localização
  • Primeiros povoadores
  • Nascimento da pólis
  • Atenas: rumo a democracia antiga
  • Expansão do conhecimento

LOCALIZAÇÃO    
    A área que ocupada pela antiga civilização grega não corresponde a Grécia atual, os gregos antigos não formaram um Estado unificado, mas várias cidades independentes localizadas principalmente na Grécia continental, na Ásia Menor, nas ilhas do Mar Egeu e no sul da Península Itálica. 
Grécia Antiga: sociedade, política, cultura e economia - Toda Matéria
Mapa a Grécia Antiga.
01
PRIMEIROS POVOADORES
     Essas regiões foram ocupadas por quatro grupos étnicos (aqueus, jônicos, eólicos e dórios) por volta de 2.000 a.C. até 1.200 a.C. eles formaram sociedades diferentes, mas culturalmente sentiam-se ligados na chamada Hélade, por isso se chamavam de “helenos”.
Bandeira Da Grécia - 90cm X 150cm - R$ 50,00 em Mercado Livre
Até hoje os gregos chamam sua república como República Helênica, acima bandeira da Grécia Atual.
02
   A origem da formação da Grécia Antiga mistura fatos reais com mitológicos, o mais conhecido é do Minotauro. Segundo o relato em um tempo bastante remoto, a ilha de Creta era governada pelo rei Minos que construiu um magnífico palácio em Cnossos, tendo em seu subsolo um labirinto para conter o Minotauro (monstro com cabeça de touro e corpo de homem).
File:Minotauros Myron NAMA 1664 n1.jpg
Busto do Minotauro, criatura mitológica no Museu Arqueológico Nacional de Atenas.
03
    Quando o filho do rei Minos foi morto por atenienses, para vinga-lo ele mandou que anualmente fosse enviado sete homens e sete mulheres de Atenas para alimentar o Minotauro. Os atenienses se rebelaram, o herói Teseu entrou no labirinto e libertou os prisioneiros, matando o Minotauro.
MITO + GRAPHOS: Será que agora vai, Teseu? Será, Minotauro?
Teseu combatendo o Minotauro, obra de Jean-Étienne Rame em mármore (1826).
04
    Os séculos XII a VIII a.C. temos o que foi chamado de Período Homérico, isso porque os relatos mais conhecidos sobre a sociedade grega está nos dois primeiros poemas épicos da literatura ocidental: a Ilíada e a Odisséia ambos escritos por Homero
Ficheiro:Homer British Museum.jpg
Homero, escultura do período helenístico.
05
     Nesse momento temos a narrativa da Guerra de Tróia (no livro a Ilíada), um conflito que opôs gregos contra os troianos e durou dez anos buscando vingar o rapto de Helena, esposa do rei de Esparta, Menelau. Na guerra participaram vários heróis, entre eles Aquiles um guerreiro grego, no final a guerra culminou com a destruição da cidade de Tróia.
brasil - O Cavalo de Troia da Ditadura Inconstitucional ...
Cavalo de Tróia.
06
NASCIMENTO DA PÓLIS 
    Por volta 700 a.C. surgiram as cidades-Estados ou pólis, definida como uma comunidade política independente e com duas características comuns: a Ágora e e Acrópole.
Pólis grega: significado e as principais [resumo completo] | Pólis ...
Exemplo de uma cidade grega com base em Atenas.
07
    A Ágora ou praça central era o espaço onde os cidadãos para discutir a vida política e decidir sobre as ações a serem tomadas e a Acrópole ou cidade alta era o conjunto arquitetônico situado em uma colina, nela eram construídos os templos e prédios mais importantes, o lugar também tinha uma função defensiva.
Principal ponto turistico de Atenas :: - Avaliações de viajantes ...
Acrópole de Atenas
08
    Na Grécia Antiga eram considerados cidadãos, apenas homens livres participavam da vida política da pólis, sendo que apenas quem era oriundo de famílias atenienses é que podia fazer parte da democracia. A mão de obra escrava garantia o funcionamento da economia, apesar disso ocorriam crises econômicas, já que a maioria do solo grego era rochoso e prejudicava os rendimentos agrícolas.
Alimentação | História da Alimentação | Grécia Antiga | Fazer História
Oliveira e a produção de vinho era muito comum na região como também a produção de trigo e a pesca.
09
    Nesse contexto, a aristocracia era proprietária das melhores terras saiu favorecida, ela podia emprestar ou arrentar seus lotes a lavradores, muitos não conseguiam saldar suas dívidas e se tornavam escravos.
Aristocracia - Dicio, Dicionário Online de Português
10


    A falta de terras levou a colonização grega em outros territórios formando novas pólis, como no sul da atual Itália que foi chamada na época de Magna Grécia. Nesse momento o comércio também passa a ser um setor economicamente importante da Grécia Antiga. 
Grécia Antiga – Wikipédia, a enciclopédia livre
Em vermelho regiões ocupadas pelos gregos.
11
  ATENAS: RUMO A DEMOCRACIA ANTIGA  
    Inicialmente Atenas era governada por reis, mudanças ocorreram a partir das leis criadas por Drácon por volta de 620 a.C. conhecido com código draconiano que dava poder de julgar os crimes graves ao conselho de anciãos (Areópago). Eram leis que consagram o poder paterno sobre a família e leis severas até com a pena de morte para pequenos furtos.
Areópago – Wikipédia, a enciclopédia livre
Areópago de Atenas – Colina de Ares.
12
      Um dos grandes reformadores foi Sólon, eleito arconte (magistrado) em 594 a.C. com amplos poderes ele realizou reformas políticas e sociais como a proibição da escravidão por dívidas, anulou dívidas e criou quatro classes de cidadãos, baseados em critérios censitários. 
Sólon – Wikipédia, a enciclopédia livre
Busto de Sólon
13
    Nesse momento também foi criado a Bulé, um conselho encarregado de preparar os trabalhos da assembleia dos cidadãos (Eclésia). A Bulé era composta pela aristocracia rural, onde eram representadas as tribos atenienses.
    Enquanto a Eclésia era uma assembleia popular, onde participavam todos os cidadãos atenienses do sexo masculino com mais de 21 anos e a partir das leis da época de Péricles, para ser cidadão também devia-se ter pai e mãe nascidos em Atenas. Nessa assembleia ocorriam as decisões a nível de política interna e externa, nomeação de magistrados, aprovação de leis e a fiscalização daqueles que detinham cargos.
Democracia Ateniense: como o poder foi tirado das mãos da minoria
Eclésia se reunindo na colina Pnyx em Atenas. 
14
   Clistenes é considerado o “pai da democracia grega”, porque foi ele favoreceu a uma maior participação de pessoas na vida política grega, em Atenas convivia-se com a democracia direta devido a participação de todos os cidadãos na Eclésia e a democracia representativa com o favorecimento dos cidadãos mais ricos na Bulé
File:Cleisthenes.jpg
Busto moderno de Clístenes.
15
    A democracia grega era também desigual, os metecos grupo social ligado ao artesanato e ao comércio que apesar de serem livres, não tinham direitos e não podiam ter propriedades, além disso as mulheres, jovens e escravos estavam de fora da cidadania ateniense.
O modelo ateniense a democracia
16
    Por volta 480 a.C. ganhou espaço no governo da cidade de Atenas o cargo de estrategos, que eram eleitos pela assembleia do povo (Eclésia), estes eram responsáveis pela política interna, externa e militar. Quem violasse leis poderia sofrer a cassação dos seus direitos políticos e a expulsão da cidade por algum tempo, era o chamado ostracismo.
Ficheiro:AGMA Ostrakon Cimon.jpg
Óstraco era um fragmento de cerâmica utilizado para escrever o nome e votar em um cidadão que deveria ser condenado ao ostracismo (Óstarco de Cimon acima na imagem).
17
   Em 451 a.C. foi eleito Péricles, ele se reelegeu pelo menos mais quinze vezes para a função de estratego (eleição anual), durante seu governo ele criou uma lei onde apenas atenienses que tinham pai e mãe nascidos em Atenas podiam ser considerados cidadãos, mas em caso de guerra os cidadãos e também os metecos eram considerados aptos a luta.
Ficheiro:Discurso funebre pericles.PNG
Uma pintura de Philipp Foltz, do século XIX, representando um discurso do estadista grego Péricles.

Péricles, estadista e estratego ateniense, no período que ficou conhecido como a Era de Ouro de Atenas.
18
EXPANSÃO DO CONHECIMENTO    
    Atenas e seu esplendor democrático, levou a uma grande produção cultural, destacando-se no teatro com Ésquilo autor de Prometeu acorrentado e Os persas, Sófocles autor de Édipo rei e Antígona. Na História temos o conhecido “pai da história” Heródoto que viajou e escreveu sobre os povos que conheceu e Tucídides é autor da História da Guerra do Peloponeso.
File:Athen Akropolis (18512008726).jpg
Teatro de Dionísio em Atenas.
19
    Na arquitetura, temos os arquitetos e construtores do Partenon (Ictinos, Calícrates e Fídias). O escultor Miron autor do Discóbulo e na filosofia os mais conhecidos são Sócrates, Platão e Aristóteles. Na medicina destacamos Hipócrates considerado “pai da medicina” e conhecido por escrever seu juramento com uma mensagem ética.
Partenon – Wikipédia, a enciclopédia livre
Partenon na Acrópole de Atenas.
20
historiaemquadrinhos

Vídeos - CLIQUE AQUI
Esquema resumido - CLIQUE AQUI