Hebreus: da origem à diáspora

  • Origem dos hebreus e o judaísmo
  • Localização e economia
  • Períodos históricos: Patriarcado, Era dos Juízes, Era dos Reis, Era do Cisma e a Era dos Profetas

ORIGEM DOS HEBREUS E O JUDAÍSMO   
    Os hebreus eram um dos povos semitas, que segundo a tradição bíblica descendiam de Sem, filho primogênito de Noé, assim o conceito de semita refere-se a um tronco linguístico que inclui o hebraico, aramaico e o árabe.
A Bíblia Sagrada
01
     Os cinco primeiros livros da Bíblia (pentateuco) são usados pelos historiadores atuais no estudo do povo hebreu. São eles: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômios.
Como a Bíblia foi formada e organizada? - Bíblia
02
     A religião dos hebreus é o judaísmo, uma das primeiras religiões monoteístas, o elemento fundamental da crença do judaísmo é a existência de um único deus, chamado de Yahvé em hebraico. Os hebreus chamam o pentateuco de Torá, o livro sagrado dos judeus, além disso tem o Talmud que é um coletânea de livros com ensinamento sobre lei, ética e costumes.
Torá em uma sinagoga na cidade de Colônia, Alemanha.
03
LOCALIZAÇÃO E ECONOMIA    
     Segundo relato bíblico, Canaã (Palestina) é o berço da Civilização Hebraica, a região fica localizada entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho. Ponto de passagem obrigatório entre a África e a Ásia sendo uma região constantemente assediada e invadida por vários povos.
MAPA DE CANAÃ - 29 (753×1100) | Dicas de estudo da bíblia, Livros da  bíblia, Ensinamentos bíblicos
Atualmente a região pertence a Israel, Palestina, Jordânia e o sul do Líbano.
04
    As condições geoclimáticas da região eram bastante difíceis devido à aridez do solo, com exceção das margens do Rio Jordão, que eram propícias à agricultura. 
O Vale do Jordão, o Berço da Civilização Mundial - Notícias de Israel -  Cafetorah
Foto atual de parte do Vale do Rio Jordão.
05
    O pastoreio e as relações comerciais com os povos vizinhos eram a base da economia dos hebreus. Somente durante o período da monarquia hebraica, a agricultura teve certa relevância.
Hebreus. – Citando Moda
06
  PERÍODOS HISTÓRICOS: PATRIARCADO  
    Hebreu significa “Povo do outro lado do rio”, Abraão patriarca dos hebreus era natural da cidade de Ur na Mesopotâmia, ele recebeu uma revelação divina e se recusou a cultuar os ídolos, fez uma aliança com Yahvé (Deus) criando uma religião monoteísta e fundou a linhagem hebraica, migrando com seu povo para Canaã, na Palestina.
A Caravana de Abraão, aquarela de James Tissot, (1903).
07
    Os descendentes de Abraão continuaram a ser os patriarcas do povo hebreu, seu filho Isaac tornou-se o segundo patriarca hebreu e seu neto Jacó o terceiro patriarca. Jacó teve doze filhos que deram origem as Doze Tribos de Israel.
Mapa com as 12 Tribos de Israel.
08
    Em busca de terras férteis e novas pastagens, muitos hebreus migram para o Egito no delta do rio Nilo, na época em que a região foi conquista pelos hicsos. Com a derrota e expulsão dos hicsos do Egito, os hebreus são vistos como um povo invasor e acabam submetidos aos faraós com uma forte tributação coletiva e obrigados a trabalhar em obras, ficando impedidos de sair do reino (Cativeiro do Egito).
Israelenses no Egito, obra de Edward Poynter (1867).
09
    Surge entre os hebreus no Egito a liderança de Moisés, segundo relato bíblico ele teria sido o único sobrevivente de um massacre de bebês hebreus do sexo masculino ordenado pelo faraó. Moisés foi colocado em uma cesta no rio Nilo e foi encontrado por uma das filhas do faraó, ele foi criado no palácio até adulto quando recebeu a revelação divina que era hebreu e tinha como missão libertar seu povo do cativeiro egípcio.
Moisés e outras obras-primas de Michelangelo - O Berço do Mundo
Moisés, obra de Michelangelo (1515).
10


    Por volta de 1.250 a.C. sob a liderança de Moisés, ocorre o Êxodo, ou seja, a fuga dos hebreus para a Palestina, que já era considerada a Terra Prometida para os hebreus.
Moisés frente ao Mar Vermelho.
11
    Durante a fuga, no Monte Sinai, Moisés teria recebido de Deus, as Tábuas da Lei ou Dez Mandamentos. O povo hebreu por receber as leis diretamente de Deus se autointitulado como “o povo eleito”.
Moisés com as Tábuas da Lei, obra de de Rembrandt van Rijn (1659).
12
 PERÍODOS HISTÓRICOS: ERA DOS JUÍZES    
    Estendeu-se entre 1.390 a.C. a 1.030 a.C., quando o povo hebreu passou a ter uma liderança política, religiosa e militar. Esse líder por instrução divina, unificava e dirigia as tribos hebreias, principalmente em períodos de guerras.
Sansão Lutando com o Leão (1525) obra de Lucas Cranach, o Velho.
13
     Josué foi o primeiro juiz, ele iniciou a luta pela reconquista da Palestina; depois vieram outros, como Sansão que era conhecido pela sua força e Samuel, que foi reconhecido como sacerdote e escolheu o primeiro rei hebreu, indicando Saul. Durante esse período os hebreus reconquistaram quase toda região de Canaã (Palestina).
A Tomada de Jericó, por Jean Fouquet (1475).
14
PERÍODOS HISTÓRICOS: ERA DOS REIS    
    Saul foi primeiro rei dos hebreus, mas os conflitos na região continuaram e durante a Batalha de Gilboé entre hebreus e filisteus, o rei Saul se suicida para não cair em mãos inimigas ou foi assassinado durante a batalha. Nesse momento o Reino de Israel compreendia uma estreita faixa de terra na região da Palestina. 
O Significado da Arca da Aliança → O que Significa a Arca da Aliança
Arca da Aliança é uma arca de madeira coberta de ouro, descrita no Êxodo como o local onde ficam guardadas as tábuas de pedra dos Dez Mandamentos.
15
    Nesse contexto, um jovem guerreiro chamado Davi ganhou destaque derrotando os filisteus liderados por Golias, com a morte de Saul por volta de 1.010 a.C., Davi torna-se o segundo rei hebreu. O Reino de Israel foi fortalecido e expandiu seu território, tendo Jerusalém como capital.
Antigo Reino de Israel.

Estrela de Davi no centro da bandeira atual do Estado de Israel.
16
    O rei Salomão, filho e sucessor de Davi, promoveu o comércio com a Fenícia, Síria e o nordeste da África. Desenvolveu grandes avanços tecnológicos na agricultura, aumentando a produtividade. Realizou inúmeras obras, entre elas o palácio real e o Templo de Jerusalém, onde ficavam guardadas as tábuas da lei.
O Templo de Salomão | Primeiro Templo de Jerusalém: da construção à  destruição - YouTube
Templo de Salomão deve ter sido construído por volta do ano 850 a.C. ao 1050 a.C. as datas variam entre os diversos pesquisadores sobre o tema.
17
PERÍODOS HISTÓRICOS: ERA DO CISMA    
    Disputas internas levaram ao cisma em 926 a.C. quando formaram-se dois reinos:
  • Reino de Israel, liderado por Jerobão, com 10 tribos, era o reino mais desenvolvido, após dois séculos foi destruído pelos assírios.
  • Reino de Judá, liderado por Reboão, 2 tribos, reino mais pobre, foi conquistado pelos caldeus, e forçados ao chamado Cativeiro da Babilônia de 587 a.C. até 539 a.C. Os hebreus foram libertados pelo rei persa, Ciro. É o início da Era dos Profetas.
Mapa com a divisão dos hebreus durante o cisma de 926 a.C.
18
 PERÍODOS HISTÓRICOS: ERA DOS PROFETAS   
    Os profetas eram líderes religiosos que pregavam a vinda de um Messias. Nos séculos seguintes, os descendentes da tribo de Judá (judeus) foram sucessivamente conquistados por vários povos: persas, macedônicos e romanos. É durante a ocupação romana que nasce, na Galileia, JESUS CRISTO.
Adoração dos Pastores obra de Gerard van Honthorst (1622).

    Jesus de Nazaré nasceu na Judéia, em um período que os hebreus estavam sob domínio do Império Romano, sua vida foi marcada pelas dificuldades enfrentas pelos seus pais Maria e José e do povo hebreu, sua vida baseou-se em diversos ensinamentos, Jesus teve ao longo do caminho a adesão de 12 apóstolos que levavam sua mensagem. Jesus crítica a posição de algumas autoridade frente a situação do povo hebreu, o que leva a um conflito e a traição do apostolo Judas Iscariotes o traidor que entregou Jesus aos seus captores por trinta moedas de prata.
Última Ceia, obra de Juan de Juanes, século XVI.

    Jesus Cristo foi processado, julgado e ao final condenado a uma pena de morte comum a ladrões e malfeitores da época, a crucificação que ocorreu por volta do ano 33 d.C.
Morte de Jesus, obra de James Tissot (1886-1894), atualmente no Brooklyn Museum, em Nova Iorque.
19
    Os judeus promoveram muitas revoltas contra a dominação romana. Em 70 d.C. após uma grande rebelião, a cidade de Jerusalém e o seu templo foram destruídas pelos romanos liderados pelo imperador Tito.  
A Destruição do Templo de Jerusalém, obra de Francesco Hayez (1867)

    Além disso, os judeus foram proibidos de reconstruir a cidade e mais tarde, em 136 d.C. ocorreu a expulsão definitiva dos judeus, que ficou conhecida como Diáspora judaica, durante o governo do imperador Adriano.
Copia em relevo de uma parte do Arco de Tito sobre a "Judeia escravizada", na imagem os espólios do cerco de Jerusalém.
20
historiaemquadrinhos

Vídeos - CLIQUE AQUI
Esquema resumido - CLIQUE AQUI