Idade Média e o mundo islâmico

  • Idade Média na Europa
  • Península Arábica: localização e o politeísmo
  • Formação do Islamismo
  • Consolidação e expansão do Islã
  • Sunitas e Xiitas

IDADE MÉDIA NA EUROPA  
    Enquanto na Europa Ocidental ocorreu a formação do sistema político, econômico e social ligado ao feudalismo, no Oriente Médio surgiu uma nova religião monoteísta que em poucos séculos vai se expandir chegando ao continente europeu. Conflitos entre cristãos e islâmicos levaram até as  Cruzadas (1096-1272).
8 fatos bizarros sobre a Idade Média - Revista Galileu | Sociedade
Sociedade das Ordens.
01
PENÍNSULA ARÁBICA: LOCALIZAÇÃO E O POLITEÍSMO    
    A Península Arábica se localiza no Oriente Médio, na maior parte do seu território predomina um clima quente e árido, com desertos e estepes (vegetação rasteira que ocorre próximo a desertos). Essa região era habitada por vários povos que compartilhavam da mesma língua, o árabe, entre esses povos estão os beduínos que eram árabes nômades que viviam em clãs, criando camelos, carneiros, cabras e atuavam no comércio.
Mapa da Península Arábica.
02
     Havia também populações sedentárias, que se estabeleceram próximas a oásis ou ao litoral, tendo como a agricultura de subsistência e o comércio. Os povos da Arábia eram politeístas, em Meca reuniam-se os vários deuses em torno da Caaba onde encontra-se a Pedra Negra, que é venerada por ser trazida do céu por um anjo. 
Ilustração do século XIV, onde de Maomé e os anciãos do clã de Meca levando a Pedra Negra no lugar.
03
FORMAÇÃO DO ISLAMISMO   
     O mundo árabe transformou-se com a ascensão do Islamismo, seus seguidores também podem ser chamados de muçulmanos. Maomé (570-632) nasceu em Meca em uma família de comerciantes, ficou órfão muito cedo e foi criado por um tio, casou aos 25 anos e continuou seu trabalho como mercador, entrando em contado com outras culturas.
Profeta Maomé recitando o Alcorão em Meca, gravura do século XIV em um manuscrito otomano.
04
    De acordo com a tradição, em 610 aos 40 anos de idade, Maomé recebeu a visita do anjo Gabriel que revelou a ele a existência de apenas um Deus, Alá, ordenando-lhe a recitar os versos enviados por ele. Esses versos são a base para a criação do livro sagrado muçulmano, o Corão ou Alcorão
Alcorão do século XII no Museu Reza Abbasi, em Teerã no Irã.
05
    Ao ir para Meca pregar o monoteísmo, Maomé sofre grande resistência, por esse motivo ele tem que migrar (ou fugir) para a cidade de Iatreb (posteriormente chamada de Medina) em 622, esse episódio é conhecido como Hégira, marco inicial do calendário muçulmano.
Coronavirus: Saudi Arabia bars international pilgrims for Hajj - BBC News
Mapa atual da Arabia Saudita indicando as cidades de Meca, Medina, Riad e Jedah.
06
    Em Medina o profeta Maomé tornou-se o líder religioso e político, difundindo a nova religião e formando um novo exército.
Maomé e o sahaba (companheiros do profeta) avançando sobre Meca. Os anjos Gabriel, Michael, Israfil e Azrael, também estão na pintura do século XVI.
07
    Em 630 o exército islâmico conquista Meca e destrói os deuses politeístas da Caaba, deixando apenas a Pedra Negra e o culto a Alá, como único Deus. Depois dessa conquista  o islamismo se expandiu por toda Arábia.
2 milhões de pessoas iniciam peregrinação a Meca - Sputnik Brasil
Caaba, onde está localizada a Pedra Negra na Grande Mesquita de Meca.

Iluminura turca do Siyer-i Nebi (século XIV) de Cadija e Maomé realizando o primeiro abdesto.
08
    CONSOLIDAÇÃO E EXPANSÃO DO ISLÃ
    Por volta de 631 grande parte dos povos da Arábia já estavam integrados a nova religião e a um império unificado, mas o profeta Maomé faleceu em 632. Sem regras claras para a sucessão, ocorreram disputas entre grupos rivais.
Domo da Rocha, templo islâmico situado em Jerusalém. Local sagrado onde Maomé alcançou o céu.
09
    Mesmo com conflitos internos, os exércitos islâmicos eram numerosos, lutavam bem e eram determinados para expandir sua fé. A difusão do islamismo está ligada ao conceito de jihad que significa “esforço pela glória de Deus” expressando a ideia geral em conhecer, entender e difundir o islamismo. 
Jihad - Dicio, Dicionário Online de Português
10


    Ainda em 632 assumiu o comando da comunidade islâmica, um amigo de Maomé. Abu Bakr, tornou-se califa (chefe) iniciando a era dos califas "corretamente guiados". Esse momento o império islâmico se expandiu conquistando praticamente todo Oriente Médio.
Ao centro  califa Abu Bakr, miniatura persa.
11
    Com a morte de Ali ibn Abi Talib em 661, o último califa “bem guiado”, assumindo o poder o califa sunita Muawiyah que era cunhado de Maomé e este fundou a Dinastia Omíada transferindo a sede do governo de Medina, para Damasco na Síria
Damasco, obra de Max Schmidt.
12
    Durante a Dinastia Omíada, o império islâmico expandiu-se até a Ásia Central, norte da África e a Península Ibérica. Diante da grande expansão territorial, foi estabelecido acordos de maneira de não se impor o Islã aos povos conquistados, conforme o Alcorão.
A expansão do islamismo.
13
     Assim judeus e cristãos formavam a dhimma (comunidade protegida) e pagavam uma taxa (jizya) onde reconheciam a primazia do islamismo e podiam continuar cultuando sua religião.
Mesquita-Catedral de Córdoba (atual Espanha), iniciada sua construção no século IX. 
14
    Ao longo do domínio Omíada criaram-se rivalidades entre os muçulmanos árabes e os muçulmanos não árabes, chamados de mawali (“convertidos”) que pagavam mais impostos, não podiam exercer cargos públicos e eram proibidos de praticarem algumas atividades, como comerciantes. 
Oração no Cairo, obra de Jean-Léon Gérôme.
15
    Em 750 ocorre uma grande revolta mawali liderada por Abu al-Abbas, parente distante de Maomé que derrotou o último governante Omíada. Assim formava-se o Califado Abássida com sede em Bagdá, cidade localizada no atual Iraque.
Monumento em homenagem a Abu Jaafar al-Mansur, segundo califa abássida em Bagdá.
16
    A Dinastia Abássida (750-1258) conseguiu um grande período de paz e desenvolvimento científico na medicina, matemática, astronomia, literatura e arquitetura.
Califa Harun al-Rashid recebendo uma delegação enviada por Carlos Magno em Bagdá, obra de Julius Köckert (1864).
17
    Na literatura, as obras a partir do século XI passaram a ser escritas em árabe e persa, incluindo cantigas de amor, poemas épicos e poesias. Um dos registros literários mais conhecidos é o livro As mil e uma noites composto por várias histórias.
Ilustração por Albert Robidat, sobre a história de Ali babá e os Quarenta ladrões.
18
    Os árabes também aperfeiçoaram o astrolábio e a bússola. Na matemática o estudioso Muhammad al-Khwarizmi é considerado o inventor da álgebra.
Estátua de al-Khwarizmi em frente à Faculdade de Matemática da Universidade de Tecnologia Amirkabir em Teerã, Irã.
19
SUNITAS E XIITAS   
    Após a morte de Maomé, ocorreu uma disputa política que resultou na criação de duas principais ramificações do islamismo:
  • Sunitas: o califa era um chefe, cujo dever era manter a paz e a justiça na comunidade, para esse grupo o califa deveria ser membro da tribo dos coraixitas (tribo de Maomé) que dominava Meca.
  • Xiitas:  defendem que a legitima sucessão de Maomé cabia aos descendentes de seu genro Ali e sua filha Fátima. A autoridade do Islã devia caber aos imãs, dirigentes espirituais da comunidade e não aos califas.
20
historiaemquadrinhos

Vídeos - CLIQUE AQUI
Esquema resumido - CLIQUE AQUI